- Se você não viu esse post clique aqui.
- Se você não viu o post sobre prever os problemas na obra clique aqui
Hoje vamos falar sobre como economizar no reboco. Todos sabem que entre levantar as paredes de uma casa até o momento de pinta-la muito estresses ainda vão ocorrer, muito dinheiro ainda vai ser gasto e muito tempo ainda vai correr... e porquê não reduzir os gastos e o tempo utilizando um reboco mais rápido e prático. Talvez, para você não faça nenhum sentido o que eu estou falando, pois apenas quer construir a sua casa e lá habitar feliz para sempre, mas eu vou tentar explicar o processo tradicional de reboco.
- Reboco é o nome dado a este revestimento da parede feito com areia, cal e cimento. E o processo é este:
(Hoje em dia fala-se de emboço e reboco como uma coisa só, que de fato o é) - Levanta-se a parede com os tijolos todo aprumadinhos...
- Depois da parede seca (o que dura alguns dias) é feito o chapisco que consiste no lançamento de uma pasta feita de areia , cimento e água numa consistência mais mole, contra a parede que dá a impressão mesmo de chapisco, por isso o nome. Está camada serve para sustentar a próxima massa. Aguarda-se novamente mais alguns dias para a secagem do chapisco.
(essa é a forma mais tradicional e mais barato de se fazer, existem hoje outros métodos como a projeção ou chapisco rolado)
(parede chapiscada) - Com o chapisco seco, o pedreiro fará o reboco, que consiste na colocação de uma massa mais consistente feita de cal, areia, cimento e água (e mais algum aditivo impermeabilizante se houver necessidade). Esta massa já é colocada com mais cuidado e vai-se sempre alisando-a com uma régua de alumínio para evitar barrigas e sulcos e com uma desempoladeira e uma esponja molhada vai-se alisando a superfície.(colocando o reboco sobre o chapisco)(Regularizando a superfície com a régua de alumínio)(Desempolando o reboco)
(Parede rebocada) - Depois disso espera-se secar mais alguns dias e aplica-se a massa fina sobre a esta parede para dar esse acabamento mais liso para receber a pintura. Espera-se a seca da massa fina e faz-se a pintura da parede e ela estará pronta para pendurar seus quadros.
(aplicando a massa fina no reboco)pronto, agora já pode pintar
Cansou só de ler? Imagine de fazer..
Todo este processo pode ser resumido da seguinte forma:
- Levanta-se a parede, evitando as imperfeições e espera secar,
- Depois de seca, lança-se uma fina camada de gesso, em algumas horas pode pintar e pendurar seu quadro. (veja este vídeo do processo que alguém nos fez o favor de demonstrar e postar no youtube)
Obviamente como tudo que é bom tem seu momentos prós e contras, aqui também sitá-los-ei.
Prós:
- Tempo de execução baixíssimo, encurtando o tempo de obra.
- Valor compensa e muito se juntarmos todos os valores embutido do processo tradicional (a saber: material, mão de obra, tempo etc...)
Contras:
- O gesso e umidade não combinam, portanto, nada de utiliza-los em áreas molhadas como cozinhas e WCs
- Utilize-o apenas com revestimento interno.
- Cuidados com a umidade nas paredes fazendo o devido isolamento nos alicerces, isto para qualquer tipo de revestimento.
- Procure fazer um roda-pé um pouco mais alto (10cm) para evitar molhar a parede em caso de lavar o piso.
Lembrando que os contras são contornáveis, o que torna a utilização altamente viável!
Grande abraço a todos e mão-á-obra... dúvidas??? perguntem aqui em baixo ou pelo facebook, podem adicionar o meu perfil!
crédito imagens: habitissimo.com.br
casa-anderson.blogspot.com
www.fazfacil.com.br
Compartilhar
Diminuindo os custos da construção: Dica 3
4/
5
Oleh
João Paulo Lima
1 comentários:
Escrito comentáriosExiste também a Chapisqueira manual.
ReplySó uma palavrinha!!!