Você também precisa ver nosso artigo sobre como prever os problemas numa construção para evitar dores de cabeças e aumentar o custo da obra.
Se você perdeu a Dica nº 1 reveja aqui antes de prosseguir!
Quando vemos uma parede levantada e as telhas postas pensamos: "estamos no fim!", olhamos para as contas e vimos que estamos no fim e ainda falta muito para o limite do orçamento, ficamos felizes achando que economizamos... mentira!!! Agora é que vem os gastos e a demora no acabamento bem feito...
Uma das alternativas a esse momento enganador é a utilização dos blocos de gesso ao invés dos tijolos cerâmicos convencionais. Os blocos de gesso podem ter, aparentemente, um valor mais elevados do que o tijolo mas após levantada a parede estamos realmente no fim. Ou seja, elimino o cimento, a areia, a cal, a massa fina de uma parede convencional...
Esses blocos de gesso no Brasil são fáceis de encontrar, são colados com gesso-cola e qualquer pessoa pode levantar, facilmente, qualquer parede simples. Uma parede é levantada em algumas horas e estará pronta para o uso imediatamente.

A SÍNDROME DOS 3 PORQUINHOS
As vezes nós ficamos indecisos sobre a utilização do gesso ao invés do tradicional, o gesso dá a impressão de uma construção efêmera e que se eu me encostar nela ela vai cair.. na verdade isso é mito da nossa cabeça pequena... uma parede de bloco de gesso tem resistência mecânica superior ou igual a uma de tijolo e reboco convencional. Não pense que um lobo mal poderá assoprar a sua casa e ela virá a baixo.
O PROBLEMA DA MÍDIA
As empresas tem investido muito na propaganda do gesso, criando uma visão sobre o gesso que é difícil de acreditar e as vezes parece aqueles programas de televisão que vende a panela de pressão que emagrece. Uma das primeiras oficina que fiz na minha graduação foi a do uso do gesso e lá aprendemos a montar uma parede, parede esta que se tornou uma sala da faculdade... está lá em pé, até hoje, a parede que nós, meros alunos, ajudamos a erguer. Mas meu contato direto e pessoal com os blocos de gesso foi quando eu mesmo, sozinho, ergui as divisórias e balcões de minha farmácia com os blocos de gesso, o quanto que eu economizei com isto foi incrível, primeiro porque eu não paguei ninguém para fazer, segundo porque quando eu terminei de fazer (no mesmo dia) ela estava pronta.
www.sindusgesso.org.b
OS PROBLEMAS DO GESSO
Pregos
O problema da parede de gesso é que o prego não fixa, isto parece um problema, mas o problema é resolvido com parafusos e buchas especiais para parede de gesso. Realmente não tente pregar nada na parede, use furadeiras (berberquim) buchas e parafuso especiais.
Armários de cozinha, redes para cochilar e suportes em geral
Sim, a parede de gesso aguenta, no entanto o chumbamento desses suportes, ao invés de concreto como na parede normal usa-se o próprio gesso e o acabamento é perfeito.
O isolamento acústico e térmico
O isolamento térmico é muito bom e o acústico é aceitável (35dB). No entanto quando utilizada duas paredes juntas com espaço vazio de 5 cm entre elas, tanto o isolamento acústico quanto o térmico melhoram assustadoramente.
DICA se você tem um quarto poente e que esquenta muito a parede e torna-se insuportável.Você poderá levantar uma parede de gesso afastado 5 cm da parede existente e nesse meio colocar lâ de vidro, folhas de isopor (esferovit) ou mesmo nada!
Esfarelamento do gesso nas quinas
As quinas quebram com facilidade... as quinas são realmente frágeis, mas nada que comprometa a estrutura da parede, mas fica mesmo feio uma parede cheia de pequenos buracos no canto.. basta bater com qualquer coisa que lá se vai um pedaço das quinas. Mas isso acontece com qualquer parede e pode ser resolvido com perfis metálicos em "L" nas quinas, ou mesmo, ser refeito o acabamento com o próprio gesso rápido, fácil e você mesmo faz.
Infiltrações
A parede de gesso é sem dúvida mais estanque à água do que a parede comum. Além disto existem blocos especiais hidro-fugantes que a água não penetra nada..
OS LUCROS
Você vai eliminar os acabamentos, como falei, chapisco, reboco e massa fina. Risque esses valores do seu orçamento.
As paredes podem (devem) ser levantadas diretamente sobre o piso existente sem necessidade de quebra do piso. Isso economiza na compra do piso de reposição. E numa construção, assentando-se primeiro o todo o piso e só depois levantando as paredes evita o desperdícios nos cortes do revestimento.

Como não haverá reboco, economiza-se também energia e água e possível aluguel de betoneira.
Dependendo do tipo da casa, concretos e ferragens dos pilares e amarrações são eliminados, já que o bloco de gesso é autoportante.
Se previsto ainda em planta, reduzirá o dimensionamento das estruturas, pois diminui o peso dos pavimentos, e essa redução pode chegar a 30% do valor da estrutura.
Redução do tempo de execução, que reduz essencialmente o gastos laborais de uma obra.
No orçamento geral a economia é gigantesca e os benefícios enormes. É sem duvida uma ótima solução para quem quiser poupar no tempo e no dinheiro.
ATENÇÃO: ESTA PAREDE DE BLOCO DE GESSO É DIFERENTE DO SISTEMA DRY-WALL, GESSO ACARTONADO OU COMERCIALMENTE CHAMADO PLADUR E PORTANTO NÃO SE APLICA A ESTE MATERIAL
Aqui vai um vídeo institucional sobre uma casa feita totalmente em gesso
Compartilhar
Diminuindo os custos da construção: Dica 2
4/
5
Oleh
João Paulo Lima
5 comentários
Escrito comentáriosAlguem me ajuda não acho lugar que faça a venda dos blocos de gesso em Brasília
ReplyPor favor, gostaria de saber de pode ser feita, laje sem pilares e vigas.
ReplySó encontro o normal o hídrico não é o preço tá salgado 24.50 metrô quadrado
ReplySe vc quiser Q sua casa não caia, é melhor fazer uns pilares e vigas sim. Senão realmente vira a casa dos 3 porquinhos!!
ReplyNada disso,se a laje for de isopor se tiver bem divididas, sem área muitas extensa pode sim bater a laje sossegado.
ReplySó uma palavrinha!!!