13/01/2013

Móveis de design atemporal

Depois de ter falado dos designs dos móveis da Pitt-Pollaro, resolvi publicar um outro post falando de Design "de verdade". Na primeira metade do século passado tivemos uma grande enxurrada de mobiliários domésticos cujos os designs os consagraram atemporal. O designer Pablo Zárate fez um tributo às principais cadeiras  desta época com Posters para decorar qualquer escritório da área, eu particularmente gostei muito.
      

Os desenhos ficaram maravilhosos e as informações idem.  E eu reproduzo algumas dessas fotos aqui. Obviamente, não na íntegra.

 

Eu de facto amo esta cadeira, foi criada em 1929 pelo arquiteto Mies Van de Rohe exclusivamente para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional sediada em Barcelona  o ano de 1929, como também é conhecido por pavilhão de barcelona. Esta cadeira tornou-se o ícone do modernismo, uma das características dessas cadeira é obter um produto de designe com possibilidade de  produção em larga escala, um dos preceitos da Bauhaus, com isso Mies se tona um dos pioneiros em projetos de móveis em estrutura de aço tubulares. 

(Não sabe o que é Bauhaus? clique aqui o wikipédia sabe)


Para quem não é engenheiro ou arquiteto, talvez o nome desta cadeira passe desapercebido, mas ele se dá pelo fato de estar apenas apoiada por um elemento estrutural em  apenas um dos lados, ficando o outro em balanço. Esta cadeira é puro fruto de estudo matemático e a beleza da simplicidade de suas linhas nos remete também aos idos de 1925.  Esta forma é, ainda hoje, utilizada em todo o mundo com algumas modificações. Esta cadeira foi projetada por Mart Stam, um arquiteto holandês, que  utilizou tubulação de aço com as mesmas dimensões e encaixes das tubulações utilizada para gás em seus estudos. Dizem às más línguas que isto fez com que Mies o conduzisse à Bauhaus, lançando por esta, a sua cadeira em 1927.


Desenhada pelo arquiteto húngaro Marcel Breuer para a casa do pintor Wassily Kandinsky, agora pensem comigo, "estrutura de aço tubular" + designe + inovação = Bauhaus. Exatamente, Marcel era professor da Bauhaus e dizem às más línguas que ele pensou neste projeto enquanto andava de bicicleta pela rua e ao olhar para o guidão da bicicleta percebeu que ele poderia ser moldado de várias formas, a wassily foi um marco na década de 20 por introduzir aço niquelado nos mobiliários, até então, inédito.   



Harry Bertoia, um italiano que aos 15 anos foi morar nos EUA onde desenvolveu estudos de maleabilidade do metal trabalhando através das malhas juntamente com a ergonomia. Acabou criando em 1952 a cadeira Bertoia que se tornou, pela sua simplicidade, ergonomia e funcionalidade uma das cadeiras mais vendida e procurada no mercado atualmente. O segredo da Bertoia é ir em com tudo desde quem quer uma linha mais retrô até quem algo ultra moderno. Essa cadeira é extremamente utilizada em balcões de "cozinha americana". 


Os Eames são o simbolo do sucesso em designe de móveis pós 1941, não é em vão que ganharam a alcunha de "casal de ouro do designe" americano. Sendo contratado pela marinha no desembocar da guerra para desenvolver macas e talas,  resultou num amplo estudo para moldagem de contraplacados. A cadeira Plywood é uma solução baseada neste conhecimento adquirido,  totalmente moldada em madeira tornando-a ergonômica.O que vai encher as escolas desse tipo de mobiliário até os dias de hoje.


Bem, gente... vocês sabem do meu amor aos móveis e da sua história, qualquer dia publico aqui um trabalho de pesquisa que desenvolvi sobre a origem do mobiliário no Brasil, foi bem interessante viajar nesse mundo. O problema da maioria dos designers de hoje eu não sei... talvez seja realmente necessário chamar atores para projetar por eles... meu medo será o dia em que um médico chamar um engenheiro civil para  auxilia-lo em uma cirurgia. 

ATENÇÃO estou disponível para auxiliar um médico em cirurgias plásticas e quem sabe   surge uma grande marca "Lima-Pitanguy".

Grande abraço a todos!

fonte das fotos: http://www.pablozarate.com

Compartilhar

Móveis de design atemporal
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

1 comentários:

Escrito comentários
avatar
Anônimo
18 de fevereiro de 2013 20:52 Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Só uma palavrinha!!!

Página inicial