19/01/2013

Clássicos do design como usar?

Esta semana tem parecido "a semana das cadeiras" no bloguinho, mas sabe como é né? Uma coisa puxa outra  e as idéias fluem em sequencias quase como uma roda de ciranda* com todos de mãos dadas e tudo por causa de Brad Pitt. hehehe. As vezes, um ou outro comentário quebra o ciclo 'cirandístico' e surgem posts diferentes  'ex nihilo', mas... dada a crise que assolou o mercado de comentários tornando-o escasso aqui no bloguinho... sigo o meu fluxo de pensamento... bem e o fluxo foi assim... fiz um post sobre o designe dos móveis da Pitt-polaro (os móveis desenhados pelo Brad Pitt) depois mostrei o tributo ao verdadeiro design de cadeira feita pelo Pablo Zárate e agora vou falar sobre qualquer coisa da utilização dessas peças chaves.

 - Um pouco da cultura brasileira.-*Ciranda é uma dança típica original de Pernambuco-Brasil, originalmente dançada pelas mulheres dos pescadores que festejavam a volta de seus maridos. É feita dando-se as mãos formando uma grande roda ao som de uma música de ritmo lento e pequenos estrofes que se repetem, acompanhado por instrumentos de percussão.  A cirandeira mais famosa do Brasil é Lia de Itamaracá!

Não adianta querer dar uma de decorador se você não conhece os mais famosos designs do mundo, o mundo se constrói sobre histórias e o não conhecimento destas nos torna mero objetos do acaso ao invés de um profissional que sabe o que usa, porque usa e quando usa. 

É obvio que se vamos falar de design de mobiliário, ao meu ver duas cadeiras não podem faltar as Barcelonas e as Pantons e são sobre estas que iniciamos esta série sobre designe de mobiliário.

Barcelonas

As originais de 1929

Já contei aqui a história desta cadeira, ela é sem dúvida um marco no designe de móveis. 10 a cada 10 arquitetos veneram-na, amam-na e indicam-na. Esta cadeira vai bem em qualquer espaço de descanso, estar, hall e afins. Seja uma decoração vintage, seja contemporânea, seja minimalista, sejam as mais extravagantes. Vai bem quase todos os ambientes das casa. Desde um simples cantinho para leitura até na sala de estar. Com as barcelonas não há erros, entretanto as originais fabricadas pela Knoll são caríiiiiissimas chegando aos 7500 euros brincando (segundo o preço de catálogo da Knoll), as "alternativas" e que é a que toda gente que tem, tem, cumpre o mesmo efeito desde que que tenha qualidade. Se o rei da Espanha usa as falsificadas quem dirá eu um plebeu do terceiro mundo. A "Barcelona's chair" é uma marca registrada da Knoll desde 1953 e é produzida segundo as especificações originais de Mies van der Rohe, cuja assinatura vai gravada em cada peça juntamente com o logotipo da KnollStudio.

na sala 
     

no quarto
                                       
                                                                     

        
num cantinho de leitura.                                                     espaços corporativos




Panton

Já as cadeiras Pantons são incrivelmente futuristas até os dias de hoje, a primeira cadeira produzida em uma única peça continua em polipropileno moldado desenhada por Verner Pantone em 1960 e produzida pela Vitra. Esta cadeira leva-te da década de 60 do século XX à década de 60 do século XXI brincando. Comumente utilizada em áreas molhadas como piscinas, varandas, terraços, espaço gourmet e escritórios. Há quem use em outros espaços também como salas e quartos. Requer um pouco mais de cuidado no seu uso nessas áreas para não cair em erros grosseiros de "mobília deslocada". Ao contrário das Barcelonas, as Pantons são encontradas no mercado por $300 dólares americano.

Área externa
cadeira panton  




Salas de jantar

 

Escritórios

Espaços futurístico/ século 21


em quartos



Bem, em posts posteriores falaremos mais sobre outros designers e como utilizar o mobiliário. Restou alguma dúvida? tem algum mobiliário que gostaria que saísse em um post, tem algum mobiliário  e gostaria de uma ideia de uso? comenta aí! Grande abraço e até mais!


fontes
http://www.knoll.com
http://hivemodern.com
http://www.howshouse.com
http://www.modernclassic.cn/
http://blog.verner-panton.de
http://abodelove.blogspot.pt

Compartilhar

Clássicos do design como usar?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

2 comentários

Escrito comentários
avatar
Eva
20 de janeiro de 2013 17:52

So tenho pena de nao ter a original! ;)

Reply
avatar
21 de janeiro de 2013 14:05

7 mil euros por uma original... já não sinto tanta pena assim heheheh as "não originais" tb são bem
carinhas...

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial