11/12/2012

como fazer uma cabeceira de cama chesterfield

Faz tempo que não posto aqui um "como fazer" apesar do post mais acessado aqui no bloguinho seja o passo-a-passo do biombo de papel... tenho visto na net muitas  maneiras de fazer cabeceiras de cama, mas confesso que sempre as acho bonitas apenas para foto, seja cabeceira de paletes, de tecido, de quadros, de portas, de janelas e acredite até de papelão desenhado com hidrocor  Estive  pesquisando idéias realmente viáveis e bonitas sem deixar aquela cara de "se-eu-tivesse-dinheiro-não-tinha-feito-isso" então achei essa ideia na minha caixa de ideia chamada instructable (sim este site serve para ver as idéias dos outros e aperfeiçoa-las, nunca segui-los a risca)

e a proposta é uma cabeceira baseada no designe dos lindíssimos sofás chesterfield


e aqui já mostro o resultado

IMG_1183.JPG


bem, vamos ao simples passo-a-passo e depois digo como melhorar isso:

primeiro você vai precisar de uma peça de madeira da largura de sua cama ou um pouco maior, botões de casaco daqueles que são liso na frente e a linha passa apenas por trás, uma manta ou edredom ou espuma e um tecido para cobrir neste caso desta peça vermeho, uma furadeira (berberquin) com boca de madeira, grafador ou cola de contacto e linha grossa tipo barbante.
IMG_1196.JPG
P1040330.JPGoutils.JPG

a primeira coisa a fazer é medir na madeira o local onde ficará os botões e fura-las com a furadeira, atravessando a madeira para passar o fio. Pode ser qualquer espaçamento o segredo é que todos os botões devem estar na mesma distância na horizontal, e na vertical a fileira do meio deve desencontra da fila de cima e de baixo conforme na foto.

P1040311.JPGpercer.JPG


depois de feito todos os furos cubra a peça com o edredom velho ou a manta acrílica ou a espuma, pregue na parte de trás ou com o grafador ou cola de contacto

P1040322.JPG 

por último cubra com o tecido final e prenda com grafador ou cola de contacto também, certifique-se de que na parte da frente o tecido está bem esticado e que não há dobras nem enrugamentos.

tissu.JPG

agora pegue os botões e enfie o cordão, com uma agulha grande, que você pode comprar em lojas de artigo de couro ou usar mesmo uma haste de guada-chuva velho, basta fazer-lhe uma ponta. perfure o tecido até a parte de trás da madeira pelos furos que você havia feito e assim coloque todos o botões.
P1040327.JPG

a parte de trás fica mesmo assim.

IMG_1189.JPG

e  a da frente assim:
IMG_1190.JPG


Agora o que eu achei que poderíamos melhorar:

A graças do chesterfield não é apenas os botões mas os gomos que se formam, coisa que não aconteceu nesta cabeceira, então para resolver isso, aconselho que o enchimento seja com um colchonete fino, desses de acampamento, se você tiver em casa ou se usar uma manta ou edredom que seja muitas camadas, o que encarece o produto.. o sentido é ficar muito recheado ao ponto de não sentirmos a tábua. Os botões neste caso são grandes, penso que se usarmos uns botões menores o efeito será melhor pois os botões tendem a desaparecer e se eles forem cobertos pelo próprio tecido antes de serem pregados será bem melhor. 

Eu vou utilizar essa ideia em uma cabeceira para cama de criança, fazer um teste inclusive na substituição da madeira por outro material e depois posto aqui para dizer como ficou. Alguém tem alguma ideia? comentem aí ou no facebook! abraços!

Compartilhar

como fazer uma cabeceira de cama chesterfield
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

2 comentários

Escrito comentários

Só uma palavrinha!!!

Página inicial