17/11/2012

Toldos e coberturas

Olá povo, vamos falar sobre qualquer  coisa de toldos e coberturas. Em principio devo dizer que TOLDOS não é solução arquitetônica, na verdade é solução para a falta de um projeto arquitetônico ou um projeto mal feito, mal pensado ou mal executado. Quando o arquiteto pensa no toldo como solução arquitetônica e não como correção, geralmente tem a ver  com conceito do projeto e está integrado nele, pensado com ele e orçado com ele (ou pelo menos deveria). Depois de construído você observou que a chuva esta entrando por onde não deveria, o sol está incomodando onde não deveria e outras coisinhas.. culpa do projetista...  Mas vamos dizer que temos um problema e a única saída é um toldo o que fazer?

Não fazer isto:



Em 2011 quando ainda estava no Brasil, fiz um projeto de reforma de fachada de uma galeria que estava quase destruída... era um prédio feito por um técnico em edificação que apresentava todos os problemas possíveis e imagináveis e a única solução para a fachada foi mesmo a colocação de toldo de policarbonato, nunca mostrei um projeto meu aqui porque este não é o intuito do bloguinho, mas aqui vai um...

O prédio era este, problemas: todos que você consegue ver e mais alguns que você não viu.

Solução: fazer milagre com o orçamento mínimo, com o que já estava lá e com a legislação do município e de acessibilidade. Resultado proposto:



(não olhem a qualidade dos 3Ds, já não faço trabalhos tão toscos assim lol. Sim, eu mesmo faço meus 3Ds, também faço para outros gabinetes, eu amo fazer isso, eu amo ganhar dinheiro brincando!)


 Olha o toldo lá....  optei pelo toldo de armação curva em alumínio com o policarbonato cinza translúcido que quase some no projeto todo. 

uma foto com 3D realística do local, quase realística!






bem, a intenção era mesmo fazer o toldo sumir.. mas tem projetos cujo o conceito é mesmo assumir o toldo e  nestes caso temos que escolher bem qual toldo colocar, o problema é que geralmente você pede o toldo à empresa que vende toldos e o rapaz vem tirar as medidas, traz umas fotozinhas com tipos e cores e você escolhe como se fosse uma roupa. Mas a verdade o toldo é caro e uma vez posto duvido que você torne a tirar. Então vai ficar lá até que se desgaste. Por isso, o toldo tem que estar bem integrado à edificação e à composição de sua casa, sim, estou mesmo a dizer que você precisa de um projeto específico para um toldo, e um aconselhamento com arquiteto/designe nem sai caro  e o resultado é mesmo maravilhoso, ele é a pessoa mais indicada para dizer se assume o toldo no projeto, se é melhor uma coberta ou se tenta dar uma sumidinha no toldo. Portanto, vamos ver algumas fotos de projetos de toldos de policarbonatos, toldos de vidro e toldos de lona para você se inspirar a hora de comprar o seu.




Esse é um dos toldos mais comumente encontrados, é parecido com o que eu usei no meu projeto, só que a armação do meu foi algo mais limpo.


Este é muito interessante interligando externamente dois espaços longínquos ao abrigo do sol e chuva.


Este é interessante por ser uma casa com detalhes em madeira natural, a cor escolhida evitou que o elemento se destacasse ou destoasse.



Este assume mesmo a função de coberta e a casa ganha um alpendre.

Muito interessante essas cobertas em aço e vidro, deixa um ar clean ao conjunto de casas.


Toldos amovíveis também são muito comuns para evitar chuvas indesejadas que molham todo o terraço, pode(deve) ser revisto pelo arquiteto porque este deveria saber de que lado vem o vento, o sol e a chuva!


Evidentemente aqui se trata de uma correção e não de uma solução arquitetônica. 


Muito interessante o espaço com lona amovível para as horas de sol intenso. 


Não estou a ver a fachada completa  mas poderíamos ter aqui uma composição bem interessante na fachada, uma faixa vertical que termina em um toldo.
Fotos de Toldos e Coberturas F. 3461-7719 / 5924-9178 São Paulo
da aeroteto


As cortinas externa também são uma solução bem interessante principalmente quando a intensão é não assumir o toldo e deixá-lo bem escondidinho para a hora que precisar.  
http://www.antoniolmoita.pt/


Uma coisa muito interessante que esta foto mostra é: pensar o toldo para quem também está em cima, visto que, geralmente não se preocupa muito com esta parte.
http://www.toldosluminososecia.com.br

 bem, e vocês tomaram alguma decisão errada em vossas casas? comente aí embaixo.. por falar nisso vocês deixaram de comentar mesmo... a falta de comentários de vocês desestimula-me!! ai ai! Grande abraços para vocês e aproveitem para me dar um "oi" pelo facebook!

Compartilhar

Toldos e coberturas
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

2 comentários

Escrito comentários
avatar
Anônimo
1 de outubro de 2013 13:56

Muito bom e útil!!!

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial