22/11/2012

De volta aos anos 90

Olá meu povo e minha 'pova', hoje tem um post diferente o qual não fui eu quem escreveu, foi o Arquiteto apaixonado por designe, brasileiro em Milão, o blogueiro Felipe Bastos do disegnoamilanesa que publicou em seu blogão e eu, como um grande vilão que sou, copiei quase todinho aqui para vocês, apesar dele permitir reproduzir tudo eu reduzi para que você possa dar um cliquezinho no link lá no fim e ver o post na íntegra.

Até mais, e divirtam-se  mergulhando no início dos anos 90... eita tempo bom, acho que a melhor coisa do mundo foi ter sido criança, adolescentes e jovem nessa década de transição do mundo!

----------------------------------------------



90's are back!


Concordo com a frase do poster da Nike!


Esta década maravilhosa está sendo revisitada (...e explorada!) em todas as manifestações artísticas - principalmente na música, moda e design. E quem sou eu para fazer uma retrospectiva de anos tão importantes! Nem é o foco do meu blog - prefiro fazer um recorte no que me interessa, no que me inspira a reviver aquele tempo e a criar algo em cima disso. Eu era uma criança de 10 anos em 1990, mas me lembro perfeitamente de já ter um certo 'senso estético', principalmente relacionado a arquitetura e interiores. Sempre tive uma conexão muito forte com o universo 'visual' e imagens ficaram cravadas na minha memória até hoje. Preparem-se, pois eu vou desenterrar o maravilhoso início dos anos 90 aqui neste post!

Modernidade!
 Ícones do início dos 90's.


Curso de datilografia? Que atraso! A moda era fazer um curso de informática! Tenho certeza que você tinha uma vizinha muambeira que voltava do Paraguai com um telefone em forma de hamburguer! A jaquetinha jeans clara foi uma febre, assim como o relógio Cassio dourado. Vinil, vitrola? A modernidade exigia espaços amplos, cleans! E quando a fita K7 embolava, a boa caneta BIC estava sempre por perto para ajudar... Adoro esses objetos reunidos!
Neon, Fluor...

Os 90's chegaram com muito fluor e neon, talvez resquícios da era 'disco' dos 70 e dos clubes bregas dos 80's. Chegamos com fluor e CD's! Ciao discos de vinil (...que coisa mais ultrapassada!). Compact disk era status de modernidade. E tinham aqueles saudosistas que choravam pela perda dos famosos encartes dos discos de vinil, não é mesmo? ...Do ponto de vista artístico-gráfico, realmente perdemos muito. Mas e aí? Eu tenho certeza absoluta que você tinha algum objeto ou uma peça de roupa fluor no seu armário. Sem contar aquele jeans clarinho, quase desbotado, e os Nike's e Reebok's de cano longo gigantes! Yes, 90's! This is how we do it, baby...


Eu tive este óculos com hastes verde fluor! Não podia faltar uma viseira na praia... Pochete é um clássico dos 90! Quem nunca brincou com a 'mola-maluca'? Os tênis de cano longo, super discretos, viraram febre! A Nike relançou neste ano o Nike Air Max 90! Confesso que adoro o modelo...

Na TV internacional...
seriados e filmes ditavam o que vestir.

Beverly Hills 90210 é muito anos 90!
Reparem nos cortes de cabelo e nas roupas...

Ghost Movie!
foi também uma aula de interiores...

Demi Moore, clean - a cara do Soho.
Whoopi Goldberg, street - a cara do Harlem.
Patrick Swayze - do outro lado da vida...

Na TV nacional...

Nos interiores residenciais tivemos a infeliz idéia do 'bar'. Não bastava apenas apoiar garrafas em uma bandeja sobre um móvel bonito ou prateleira - você precisava ter um bar, com balcão, banquetas, espelhos... E eu me lembro de muitas salas minúsculas que tinham um bar - e a pessoa mal conseguia passar atrás do balcão para servir as bebidas. Pura influência das novelas... Quem nunca viu a clássica cena onde o rico poderoso chega em casa depois de um dia de trabalho e diz à empregada: '...prepara meu drink'. Num mundo sem eventos como "Casa Cor", novelas serviam como 'termômetro' de interiores no Brasil. As pessoas sonhavam ter uma casa como a dos ricos nas novelas.... puro cenário!

Uma década de misturas!
Os atores aqui, são colagens, meros coadjuvantes...

Ok Fábio Assunção, sai da frente, que quero ver o cenário atrás de você! A mansão de 'meu bem, meu mal' misturava móveis clássicos, piso xadrez e telas contemporâneas. Clássico x contemporâneo! Era esse o espírito dos 90.


A casa de Ana, em 'Barriga de Aluguel', trazia muita integração de espaços com paredes em tijolos de vidro, cores pastéis e objetos 'de design'. Influência nítida do loft do filme Ghost, o qual eu já fiz um post especial aqui no blog.


A sala de Tony Ramos em 'Rainha da Sucata' era bastante clean, para quem tinha acabado de sair dos anos 80 - concordam? Móveis de escritório com design limpo, muita luz natural e plantas no fundo. Já fiz também um post sobre o escritório dos poderosos... Lembram?

Ok, chega de novela! 
...e as nossas casas?


Uma breguice sem fim!

A década começou meio 'desgovernada'... Muita coisa dos anos 80, com uma cara 'moderna'. O terrível bar de laca e espelhos, muitas vezes tinha companhia do rattan. Uma bela samambaia pendurada não podia faltar! Almofadas de cetim e a presença do dourado (...riquezaaaaa!). Telefone sem fio era 'luxo'. Fitas de vídeo faziam parte da decoração em móveis planejados. E atire a primeira pedra nas andorinhas azuis de cerâmica quem não concorda comigo!

 Tenho certeza que você achava isso legal...

I love POP!
pop art, pop trash music, popcorn...
Em 1990, Roy Lichtenstein pintou uma série de quadros
 chamados 'living room'... Reparem na composição dos ambientes:

Molduras clássicas com móveis de 'design',
cortina de tecido com persianas horizontais...

O famoso sofá em 'L', apenas uma parede com cor...
Roy realmente pintou os interiores dos anos 90!

Cores Primárias e Geometria:
...em todos os lugares! 


Clássicos do design roubam a cena, como a cadeira desenhada por Mackintosh em 1902. Em 1990, o americano Michael Graves desenha uma chaleira para a Target, com detalhes em cores primárias, seguindo o seu estilo 'Alessi'. 'Meu primeiro gradiente' e a embalagem da L'Oreal seguem na onda 'Mondrian'.
(As canetas Lamy's Safari em cores primárias são clássicas!)

...e no Design?
O que foi criado?! 


A luminária Ucelino (1) de Ingo Maurer é fantástica, 1992! Philippe Starck lançou pela Alessi, em 1990, a chaleira 'Hot Beerta' (2) e o famoso espremedor (3) de frutas. Pela Flos, ele lançou a luminária 'Miss Sissi' (4) em 1991. O acendedor automático (5) com forma 'estranha' foi obra de Guido Venturini, em 1993, para a Alessi. Já a cadeira (6), é obra de Marcello Morandini.




A 'Birdchaise' (1) é obra de Tom Dixon, para a Cappellini, em 1990. Em 1994 nasce uma menina: Anna G, por Alessandro Mendini, para a Alessi. O armário de parede em forma de cruz (3) é de Thomas Eriksson, para a Cappellini, 1992. A luminária de piso com formas orgânicas em vidro (4) é de Ferruccio Laviani, 1992, Foscarini. O carrinho azul (5) é de Antonio Critterio, Kartell, 1991. O 'Merdolino' (6) é uma escova para vasos sanitários - Stefano Giovannoni, 1993.



Dr. No chair, de Philippe Starck, para a Kartell.
Desenho inovador, resistente a variação de temperaturas,
pode ser empilhada em até 4 unidades. 

E envolvido nesta vibe dos anos 90...
...porque não me dar um grande clássico dos 90? 




Me dei de presente o espremedor do Starck!
Depois de mil pessoas me falarem: 'Não compra! Não funciona!'.
Eu comprei! E digo: yes, it works! ...Linguarudos!

No alto, a foto oficial do produto.
Abaixo, ele na minha mão!
Em produção pela Alessi há 22 anos!

Fechando com r&b! 
This is how we do it, baby...

...e para fechar o post com chave de ouro, deixo vocês
com VanJess - duas meninas de 20 anos que cantam
um medley só com o melhor do r&b dos anos 90! ...Demais!


Fiquei submerso na atmosfera 90's por 1 semana para produzir este post.
Espero que tenham gostado deste grande 'revival'.
Adoro o início dos 90's! Depois a coisa ficou meio chata...

Ciao! Um ótimo domingo... 


--------------------------------------------------------------
Disegno à Milanesa

------------------------------------------------------------------------------------------

Geralmente eu vejo um post e já penso em uma ideia para postar.. mas este está tão cara de anos 90 que eu quase coloco uns Gifs animado de bandeira tremulando e faço uma conexão discada só para ouvir aquele chiado do modem novamente!!!

Grande abraço!! E vocês já sabem, se gostaram do post, na barra lateral aqui do blog você clica em "Gosto", "like" ou "curtir" seja lá como lhe aparece... e clique em "Send" para compartilhar com outras pessoas... informação boa a gente compartilha, fofoca a gente extingue!!!

Compartilhar

De volta aos anos 90
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Só uma palavrinha!!!

Página inicial