26/10/2012

Quanto vai custar sua reforma? Preveja os imprevistos! Parte 1


Vou reformar (ou construir), quanto vou gastar? Esta é uma questão bastante interessante para quem vai construir ou reformar, geralmente o dono da reforma pensa que vai gastar X, o profissional pensa que vai precisar de 2X, mas no final das contas deu mesmo 3X... esta é uma situação corriqueira de quem constrói, principalmente dos que fazem de tudo para economizar e acabam gastando mais... então hoje iniciamos um novo post (na verdade, uma série de posts) para você que vai construir ou reformar e não sabe por onde começar. Então, vamos falar sobre qualquer coisa de custos de uma obra?


    |Leia também o nosso post sobre diminuir os custos na obra: utilização de cimento queimado clique aqui

    |Você pode se interessar dicas por como montar um Home Theater clicando aqui  


reforma e construção em geral - vila sao joao

Antes de começar a falar e sem puxar sardinha para minha brasa, se pretendes economizar tempo, dor de cabeça e dinheiro, procure imediatamente um bom arquiteto, por favor, eu falei um BOM ARQUITETO. As pessoas elitizaram este profissional, mas a verdade é que ele atende a qualquer pessoa, qualquer projeto, de qualquer classe social e o valor de um projeto é muito inferior ao valor que se vai gastar com a obra e muito inferior ao que se pensa que custa! Um bom arquiteto fará o projeto dentro das possibilidades do clientes, ele trabalha em cima de um plafond e cuida para que nada fuja deste controle e a variação deste plafond geralmente não excede no máximo os 10% para cima ou para baixo.  

MAS você não vai chamar um arquiteto e vai encabeçar a obra na sua casa e procurou no google uma ajudazinha... então vamos lá!

Primeira coisa que você precisa saber é que a muitas reformas necessitam de um profissional escrito na ordem (dos arquitetos ou engenheiro) se isto envolver algum tipo de construção ou demolição de alvenarias. Neste caso, designer de interiores, paisagistas e decoradores  não podem se responsável pela reforma, e eles sabem disso!!!

Demolição de parede

Imaginemos que você queria apenas derrubar uma parede que divide um quarto da sala, para aumentar a sala. Parece uma tarefa fácil é só juntar os amigos e manda brasa!  NÃO!!! Se for uma casa é um pouco mais fácil, mas se for apartamento? A coisa complica, que tipo de apartamento você mora? de pilotis? caixão? alvenaria estrutural neste último caso remover uma parede pode desestabilizar toda a estrutura do prédio e ela colapsar, isso mesmo DESABAR O PRÉDIO!!! como já aconteceu com vários prédios na minha terrinha (Recife-PE) no Brasil!

Mesmo que você não more no prédio caixão ou more até mesmo numa casa, como vai se desfazer do entulho da parede? Jogar no terreno do vizinho? Muitas pessoas não pensam nisso no inicio, mas é obrigatório nos centros urbanos a colocação de containers de lixo de construção que requer uma remoção especializada, e isto também custa dinheiro. 

Os trabalhadores ganham por hora então, quanto tempo eles demorarão para remover todo o entulho?  Ou seja, quanto você vai estar pagando apenas para jogarem o lixo? Também não se deve juntar dentro de um apartamento o entulho de uma parede que veio a baixo, todo esse entulho pode pesar toneladas e coloca-los amontoados em um canto pode gerar um peso sobre a laje que não estava preparada para receber. Isto aconteceu no ano passado em São Paulo quando da perícia de um prédio que desabou, viram que o entulho das paredes estavam sendo levados para o último andar do prédio antes de serem postos no lixo!

Até o início da madrugada, não havia confirmação oficial de óbitos. Foto: Wladimir Platonov/Agência Brasil

No meio do caminho havia um pilar, havia um pilar no meio do caminho...

Isto parece tolice mas quando não há uma planta da edificação pode-se encontrar de tudo numa parede, eu mesmo na reforma de uma igreja que estava fazendo encontrei no meio da parede um pilar, o que fazer com ele se aparecer no meio de sua reforma, bem onde você não queria... a remoção de uma coluna (ou pilar) é de extrema importância, a retirada de uma sem a previsão de redistribuição das cargas colapsará toda a estrutura da edificação podendo vir mesmo a cair, então terá que desembolsar uma verba para pagar um profissional que avaliará o caso. Neste caso pode haver uma interrupção do andamento da obra até que se decida o que fazer com o inesperado morador!



Remoção de piso

Mas talvez o seu caso não seja remoção de parede,  mas de substituição de piso.. será preciso remover o piso anterior? Ou será melhor utilizar piso sobre piso? Se você optou por remover o piso anterior e mora em apartamento é bom ter cuidado com o apartamento de baixo pois se ele tiver teto rebaixado de gesso poderá sofrer avaria com as marteladas no seu piso, também já vi gente pagando a reforma no andar de baixo por ter o teto de gesso do vizinho caído. Se a opção for piso sobre piso é possível que as portas precisem ser cortadas na parte de baixo, já que o piso aumenta alguns centímetros e neste caso quem fará o corte? Este valor vai está incluso no preço da colocação do piso? Certamente não! Então é mais um gastosinho para ser contabilizado no fim.

Piso sobre piso

Projeto elétrico

É difícil para quem vai construir perceber que existem profissionais capacitados para tudo separadamente, isto porque no meu amado Brasil o "pedreiro" assume todas as responsabilidades onde  a maioria delas por pura curiosidade ou por ter visto ou ajudado alguém a fazer, mas o projeto de eletricidade tem que ser executado por um eletricista, assim como o de marcenaria por um marceneiro e o de hidráulica por um encanador. Na questão de da eletricidade o dimensionamento da bitola do fio, bem como dos disjuntores é importantíssimo para o funcionamento adequado de todo o sistema pois há um grande risco de incêndios e choques elétricos, além é claro, da queima de eletrodomésticos.

Planta de eletricidade ela existe!!! E tem que ser feito antes da colocação do primeiro tijolo!

Projeto Hidráulico

Se deve haver cuidado com o projeto elétrico imagine com o projeto hidráulico, uma infiltração pode comprometer toda a estrutura, sim TODA A ESTRUTURA! Quem no Brasil não conhece o caso do prédio  de 12 andares, Areia Branca em Jaboatão-PE , que desmoronou um ano depois dos bombeiros terem verificado rachaduras e vazamentos na cisterna do prédio?

From <A HREF="http://www.fotolog.net/playau/" TARGET=_top>http://www.fotolog.net/playau/</A><BR><BR>Confirmada primeira morte em desabamento 23:16 <BR> <BR>O capitão da Defesa Civil de Pernambuco, Carlos DŽAlbuquerque, confirmou agora há pouco a primeira vítima fatal no desabamento do edifício Areia Branca, na avenida Bernando Veira de Melo, em Piedade. Trata-se de um rapaz de 21 anos, que prestava serviços ao condomínio e é filho de um funcionário do prédio. <BR> <BR>O Corpo de Bombeiros trabalha com a possibilidade de que apenas seis pessoas estivessem no prédio de doze andares momento do desabamento, por volta das 21h, uma vez que os moradores foram orientados a deixar o local depois que a Defesa Civil constatou problemas na estrutura, em função de uma fissura na caixa dŽágua. Seriam funcionários do condomínio e de uma empresa prestadora de serviços contratada para avaliar a situação da estrutura. <BR> <BR>Os bombeiros foram chamados pela primeira vez por volta de 1h30 da manhã de hoje, depois que os moradores ouviram ruídos e constataram que uma rachadura na caixa dŽágua. De acordo com o tenente-conronel do Corpo de Bombeiros, Marcos Antônio, naquele momento não foi constatado nenhum problema que comprometesse seriamente a estrutura e pudesse levar ao desabamento. <BR> <BR>No final da manhã, técnicos da Comissão de Defesa Civil de Jaboatão e Bombeiros estiveram novamente no local e orientaram os moradores a deixar o Areia Branca para que o problema fosse estudado. <BR> <BR>O tenente-coronel afirma que há a possibilidade de haver sobreviventes nos escombros. Cerca de 200 bombeiros foram convocados para trabalhar na remoção dos entulhos, mas os trabalhos foram suspensos porque há risco de novos desabamentos do que sobrou da construção. <BR> <BR>O Edifcio Solar da Praia, vizinho do prédio que desabou, também foi desocupado para evitar novos acidentes. <BR> <BR>A movimentação é muito grande na área onde ocorreu o acidente. O trânsito está bastante congestionado e a energia elétrica foi cortada. A polícia pede aos curiosos que não se encaminhem mais ao local para não atrapalhar o trabalho das equipes de resgate. <BR> <BR>Há o registro inclusive de assaltos praticados contra as pessoas que estão acompanhando o trabalho dos bombeiros. <BR> - Fotolog
From <A HREF="http://www.fotolog.net/playau/" TARGET=_top>http://www.fotolog.net/playau/</A><BR><BR>Um edifício de 12 andares desabou, na noite desta quinta-feira, em Piedade. O prédio Areia Branca fica na avenida Bernardo Vieira de Melo, número 2852, e caiu aproximadamente às 20h30. A construção estava com problemas na infra-estrutura. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros estão realizando buscas nos escombros, à procura de vítimas. <BR> <BR>Já foi confirmado que o porteiro Antônio Félix dos Santos, 38 anos, estava no local na hora do acidente. O corpo da vítima ainda não foi localizado nos escombros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois operários que trabalhavam no prédio ficaram feridos. A maior parte das pessoas que residem no edificio já haviam deixado o prédio às pressas, de manhã, por causa dos ruídos na estrutura do prédio. Um equipe da Comissão de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) fez uma vistoria nesta madrugada, à pedido dos moradores, e constatou problemas na caixa dŽágua. <BR> <BR> <BR>A área do edifício, próxima ao hotel Golden Beach, está isolada, pois há vazamento de gás. Moradores do prédio vizinho, Solar de Piedade, estão sendo retirados dos apartamentos por medida de segurança. <BR> <BR>Até agora, só foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros uma morte: o porteiro do prédio que desmoronou. Também foi confirmado um vazamento de gás nos escombros do Areia Branca. Por medida de segurança, o prédio vizinho, o Solar de Piedade, está sendo evacuado. <BR> <BR>Por causa do grande engarrafamento na avenida Bernardo Vieira de Melo, agentes da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (EMTT) estão desviando o trânsito para a avenida Nossa Senhora de Copacabana. De acordo com a assessoria dos Bombeiros, há 200 policiais trabalhando nos escombros do prédio, entre eles estão profissionais da Polícia Militar, da Codecipe e do próprio Corpo de Bombeiros. Muitas pessoas se encontram no local para buscar maiores informações sobre o acidente. - Fotolog

Mas não é só questões grandes, mas também em pequenos afazeres no dia a dia, como por exemplo furar uma parede onde passa um encanamento, no caso de uma parede que venha a baixo como desviar esses encanamentos sem comprometer  o resto do projeto? São coisas também que aparecem em obra e acaba atrapalhando e somando um custo a mais no final da obra.

Para isso também existe o projeto hidráulico


A legislação

Você conhece a legislação? Sabe o que é possível ou não fazer legalmente em sua área? Uma vez fui chamado para fazer um projeto de um templo religioso em um terreno comprado recentemente.O problema é que  o terreno estava em uma área residencial e as dimensões do terreno x área construível não permitia a construção nem de uma pequena capela. O simples fato de subir um muro nos limites do terreno gerou uma multa absurda para o dono do terreno. As vezes nós vemos  um grande terreno e não sabemos a legislação a que ele está subordinado. O terreno é seu, mas você não pode fazer o que quiser, nem o arquiteto pode, nem o engenheiro, nem o presidente! Quer dizer, no Brasil, se for político pode!!! hehehe   
Então você pode receber uma linda visita da ordem para saber se há profissional e da prefeitura para saber se há permissão e ainda se nada foi alterado ao permitido. E aí pode ter seu investimento todo por água à baixo ou melhor por entulho a baixo porque eles tem o direito de cessar a obra e até demolir!


Espero que esse tópico tenha aberto um pouco mais os seus olhos sobre o assunto tão complexo que é uma reforma e eu espero que tenha lhe ajudado de alguma forma, o próximo  post sobre o assunto ajudará a calcular efetivamente todo o material que será gasto na obra, então não perca!!  

Se você gostou deste post a única coisa que pedimos é que curta a nossa fanpage e divulgue nosso blog no facebook, caso queira trocar alguma ideia comigo pode usar o perfil do bloguinho também no face onde você pode me encontrar On-line várias vezes ao dia! www.facebook.com/blogvaolivre 


Compartilhar

Quanto vai custar sua reforma? Preveja os imprevistos! Parte 1
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Só uma palavrinha!!!

Página inicial