Adsense

Olá pessoal, continuando nosso post sobre como montar home theater, se você perdeu o primeiro post clique aqui para ler. Você já aprendeu a posicionar a sua aparelhagem de som, agora vamos escolher o melhor local de sua casa para fazer o seu cinema particular.

home theater 7 Sala Home Theater

ATENÇÃO - Este post foi atualizado, republicado e continuado no nosso portal de decoração: todosdecoram.com e você pode acessa-lo clicando aqui.

Um fator primordial para quem quer um home cinema é escolher bem o lugar para ele, obviamente o pior lugar da casa para montar um cinema é na sala principal  o tráfego de gente, entrada e saídas de pessoas tudo isto irá interferir no seu momento de sossego. Portanto, escolha o local mais reservado, um quarto que não tenha uso, de preferência sem grandes aberturas... quanto mais fechado o ambiente melhor para o condicionamento acústico, na verdade, melhor para o isolamento acústico, além do  luminotécnico.



Se a sua casa ainda será construída, a melhor localização para este ambiente é uma sala reservada de paredes não paralelas (causa eco), não concavas ( gera focalização do som) de preferência sem que as paredes gemine com um quarto(tramsissão ruído) o que pode causar um problema com quem utiliza o outro quarto no momento que você estiver vendo seu filmezinho. Claro que nem sempre temos essas possibilidades, mas tentar alcança-las ao máximo é o que deve ser feito.


Tudo bem, sua casa já está construída e você tem um espaço para fazer seu home theater. Você já tirou todas as medidas que você viu no post anterior e agora quer esconder a fiação. Esta é a parte menos barata da decoração (depois do sistema de home Theater, claro) antes de comprar a fiação você tem que pensar qual a melhor solução para esconder ou embutir a aparelhagem, é obvio que cada projeto terá uma solução diferenciada que influenciarão diretamente na escolha do próprio sistema de sonorização, quer seja de teto,  de mesa,  de parede ou de pé e potências.

Mas vamos partir do princípio que, assim como a maioria, você comprou o "bendito" e agora quer "ajeitar" seu cineminha... se você tem um espaço entre a parede de trás e o sofá pelo menos duas opções podem ser adotadas:

1) Você pode colocar um console atrás do sofá e pousar os caixas sobre ele, com o problema da curta distância entre o caixa e seus ouvidos (se a distância sofá-parede for grande)

2) Você pode colocar os caixas em um aparador encostado no console perto da parede ou ainda embutido na parede se for possível uma parede falsa ou pendurado nela. (se a distância sofá-parede for curta)

Surround posicionado na parede, vê-se que se trata do sistema 7.1 

Se o sofá for encostado na parede os caixa traseiro ficarão  nas quinas do teto direcionados para o ouvido, o ângulo que se alcançará nessa situação é um pouco maior que 90º.

Nesta foto que peguei da net de uma sala de um apartamento comum mostra esse sistema... talvez, com um problema de  direcionamento do sunrround, talvez... não tenho informações para definir...


Os caixas da frente são sempre o menor dos males, pode ficar pousado sobre o rack ou estante, caso você não tenha rack ou estante, o painel da tv tem que ser pensado para conter esses equipamentos além da TV ou telão.

Essa é a parte da frente da foto anterior, reparem na fiação escondida por traz do painel de canjiquinha. Também não sei que aparelhagem é essa... mas apenas se liguem na fiação.


Esconder a fiação é o grande segredo, a melhor solução (e mais barata) é instalar na sala um piso flutuante. Antes deve-se dispor toda a fiação pelo piso existente (o que requer quebrar o piso existente dependendo do tipo escolhido), prevendo suas entradas e saída e só depois colocar o piso flutuante que qualquer pessoa com uma serra tico-tico e boa disposição consegue instalar em poucas horas.


Uma outra opção é a colocação pelo  roda-pé, (clique aqui para ler um post que falo sobre isso) o problema deste é quando se precisa cruzar a sala para um caixa que fica no meio dela. Nos casos em que os caixas encostam nas paredes essa pode ser a melhor solução.

Como se vê, tudo requer um planejamento e um pouco de bom-senso. Tendo todas as medidas em mãos  vê-se a quantidade e metragem de fios que serão necessários. levando em consideração o quanto será necessário até alcançar os equipamentos (com as devidas subidas e descidas). com as medidas em mãos ir até alguma casa especializada em som  (dessas que vendem instrumentos musicais) e pedir para confeccionarem estes fios (com as devidas entradas macho e fêmea) deixando uma margem de sobra de  meio metro ou mais na fiação.

A prática nos faz dar um alerta muito sério, forro de gesso é uma das soluções que mais apresenta problemas, em alguns casos chega a ser impossível a utilização da sala devido a vibração e, consequentemente, ruído que ele faz, se precisar rebaixar o teto (por algum motivo realmente importante)  dê preferência ao material acústico para teto colocado por empresas especializadas em acústicas, neste caso a fiação pode vim por cima e toda aparelhagem ser escondida no teto. A solução mais cara e mais utilizada com melhores resultados.  



Depois de posicionado e instalados todos os aparelhos é hora de verificar a qualidade do som... e resolver alguns problemas que vão surgir.. mas isto é outro tópico... fiquem agora com mais algumas fotos



Os caixas laterais frontais fazendo 30º com a poltrona em frente à TV, quanto maior a sala mais afastados estarão os caixas.



Uma tela menor, consequentemente menor distância entre poltrona-tv, neste caso parece-me que a rack não permitiu a colocação exata dos caixas frontais... apenas parece não tenho medidas.. e pela colocação a 90º do surround ainda deve haver dois caixas atrás do sofá.




Provavelmente mais um probleminha aqui, sala longa os alto-falantes frontais possivelmente não estão dentro da melhor colocação, mas isso não significa erro, o som responde de acordo com tudo ao seu redor e pode ser que a melhor resposta do áudio seja mesmo essa, vamos ser positivos! mas não dá para ser tão positivo assim quando vemos as disposições das poltronas.. desculpa aí quem fez!




O interessante aqui é a colocação dos alto-falantes no teto, se bem que este aqui está um pouco mais à frente do espectador.. nem sei se dá para pensar positivo!




Este aqui parece-me bem matemático, nenhum erro aparente, parece-me tratar de um sistema 7.1 lembrando que nem sempre conseguimos  isso, na verdade, raramente!

ATENÇÃO - Este post foi atualizado, republicado e continuado no nosso portal de decoração: todosdecoram.com e você pode acessa-lo clicando aqui.

Bem, e aí? Já começou a montar o seu??? Alguma dúvida? Fala alguma coisa gente!!!Espero vocês no facebook.com/blogvaolivre, adicionem, perguntem, sugiram, reclamem, porque aqui você já sabe o vão é Livre!

2 comentários :

  1. Achei hoje o seu blog, já li varias postagens e estou adorando. Abraço de Uruguay.

    ResponderExcluir
  2. João, bom dia.
    Achei muito interessante seus conceitos sobre como montar um home theater, até porque as pessoas geralmente desconhecem completamente as minúcias do assunto, e os problemas que tem que solucionar desde o início para que não venha a sofrer depois da obra pronta.
    Sou engenheiro eletrônico e tenho uma empresa de projetos, vendas e instalações de home theater, automação residencial, sonorização ambiente, CFTV e vídeo conferência, e depois de fazer vários projetos e acompanhar várias obras normalmente com arquitetos, engenheiros e clientes, percebi que faltava mais informação para todos e resolvi criar vídeos explicativos desde o processo de tubulação e cabeação para os sistemas, o planejamento do móvel correto para que os fios e cabos não fiquem aparentes, até a instalação final e configuração dos mesmos. Já postei o 1º vídeo sobre tubulação e cabeação: http://www.youtube.com/watch?v=4HzsczhFefI, e já estou preparando os outros.
    Dê uma olhada pois como te falei acho que é muito útil, e se quiser divulgar acho que todos aprenderão mais um pouco.

    Abçs,

    Luiz Claudio Bomfim
    Engenheiro Eletrônico
    Home Theater Comércio Ltda
    Av. N. S. de Copacabana 897- sala 402 – Copacabana - RJ
    Tel: 21 6712.0028
    E-mail: hometheaterht@hotmail.com
    site: http://hometheaterht.com.br/
    blog: http://www.hometheatereautomacaoresidencial.com/
    facebook: www.facebook.com/hometheaterht?ref=ts&fref=ts
    Facebook on line: buzztore luizclaudioht
    twitter:https://twitter.com/hometheaterht
    google +: https://plus.google.com/117739972970683184673/about?gl=BR&hl=pt-BR

    ResponderExcluir

Só uma palavrinha!!!

Postagens populares

Gostou do artigo? Então, siga-nos por e-mail!!!

Não achou?procure aqui!

 
Top