30/08/2012

Como montar um Home Theater -PARTE 1





Dizem que em casa de ferreiro o espeto é de pau, e isto é bem verdade. A minha área de especialização e doutorado é  acústica arquitetônica, mas até agora nada tenho postado sobre alguma coisa que leve em consideração o meu tão amado SOM...





ATENÇÃO - Este post foi atualizado, republicado e continuado no nosso portal de decoração: todosdecoram.com e você pode acessa-lo clicando aqui.



Por isso, vamos começar uma série de posts sobre como montar um home theater, este é um dos espaços com mais erros por metro quadrado que um decorador consegue cometer. Primeiro porque não tem noção alguma do som, segundo porque decorar parece ser "deixar o lugar bonitinho". E isto não é verdade, já vi muitos lugares em que os aparelhos mais caros não dão nem 10% de si, e neste caso, o "HOME THEATER" vira uma sala de tv, então, para não cair no erro na hora de projetar um espaço para o SOM e TV aqui vai algumas dicas preciosas de como montar um Home Theater.



Primeiro lugar não espere que eu indique alguma marca ou aparelho porque eu não estou sendo pago para fazer propaganda nenhuma, segundo lugar não estou falando com técnicos de som, portanto não espere uma informação técnica e precisa, vou tentar aproximar ao máximo do entendimento do leitor  leigo e apenas o que ele necessita saber..

Então vamos ao caso, em um lindo dia passeando pelo shopping você se depara com um fantástico sistema de Home Theater e o vendedor consegue fazer você levar para casa em suaves prestações mensais até a próxima copa. Ou está perto de você concretizar o seu sonho de ter um lugar especial para assistir aos seus filmes... então o que você precisa saber sobre isso?


 A função de um cinema é envolver o espectador e transporta-lo à cena do filme, e como é que um cinema consegue isso? Para a melhor performance do cinema, trabalham em conjunto o espaço (a arquitetura), a aparelhagem de som e o produtor do filme. Antigamente quando se ia ao cinema, a diferença maior para a sua televisão  (além da tela é claro) é que o  som do cinema vinha de trás dos espectadores, enquanto da televisão vem da frente. Hoje em dia no cinema o som vem absolutamente de todas as direções e como se consegue isso?



Antigamente o sistema de som era gravado em um único canal, era chamado de mono, com o tempo passou-se a gravar em dois canais e isto deu-se o nome de estéreo e é por ser estéreo que esse sistema precisa de dois alto-falantes. Quando cada alto-falante emite simultaneamente o áudio de um canal a sensação é de realismo, como se estivesse lá... claro, nem tanto! lol na verdade é porque nosso ouvido funciona exatamente assim, o da esquerda escuta o som da esquerdar e o da direita o som da direita, e é por isso que sabemos exatamente a direção de onde estamos sendo chamado. Por isso a sala de cinema  tenta reproduzir o som do filme vindo de todas as direções como acontece na vida real e isto dá um tom realístico ao espectador e para isto eles não utilizam apenas dois canais mas vários canais a este sistema multicanais chamamos surround. Na verdade, para que ele funcione corretamente é necessário que o som tenha sido gravado em multicanais (praticamente todos os filmes novos ou antigos  remasterizados, menos os que você gravou em sua câmera)  e o aparelho de reprodução seja surround e que todos os altos-falante estejam perfeitamente ligados e funcionando. Agora você já sabe o que significa o nome sunrround quando comprar um aparelho de reprodução e adquiri um filme em DVD.


Portanto, as salas de cinemas possuem altos-falantes espalhados por todos os lados e não só na parte de trás da sala. É por isso também que o sistema de home theater vem com um monte de caixa de som, no mínimo com 5 "caixas" alto-falantes. E o erro ocorre quando o arquiteto ou o decorador coloca todos esses caixinhas na frente do espectador, tornando toda essa multifuncionalidade de canais em um só "estéreo", na verdade "estéril" ... dá vontade de matar!





Agora vamos aos finalmente, como colocar toda essa aparelhagem.O próprio manual do aparelho trará a localização de cada aparelho.. . mas é claro que de uma forma genérica pois o fabricante não sabe o tamanho de sua sala, nem as características dela e o som é algo totalmente subjetivo. 

POSICIONAMENTO DOS ALTO-FALANTES FRONTAIS

 A forma correta para um aparelho de home theater é: duas caixas ficará à frente na laterais (Pontos A) "olhando" para o espectador (ponto B), formando um triângulo imaginário com este. E a caixa central (ponto C) deverá estar de frente para o espectador no centro da base desse triângulo, um pouco mais atrás dessa linha imaginária. de forma que esses caixas façam um angulo de 30 graus com o caixa central e o espectador. Simplificando fica assim:



POSICIONAMENTO DO SURROUND

As duas torres Surround (se a sua configuração for 5.1) deverão estar nas laterais (pontos D e D'),  ligeiramente atrás do espectador, fazendo com o alto-falante central (ponto B) um ângulo de aproximadamente 105º a uma distância entre1 a 3 metros dos seus ouvidos conforme ilustração a seguir:


Já em um sistema 7.1 onde encontramos mais dois alto-falantes traseiros (Pontos E e E') que devem ser posicionados a 140º do alto falante central (ponto B), neste caso os pontos D e D' devem fechar um pouco mais sua angulação e ficar entre 90º e 100º  do ponto B, conforme a ilustração a seguir:



Vale lembra que a altura dos caixas deve ser a altura do ouvido de uma pessoa sentada ou  se estiverem abaixo ou acima,  direcionados para esta posição.

COLOCAÇÃO DO SUBWOOFER

Bem, o caixa pequeno e pesado  chamado subwoofer (ponto F) não tem um posicionamento específico, pode ficar em qualquer ponto da sala, na verdade ele é um dos grandes problemas de um home theater. A função dele é emitir os sons graves baixos e como este são os sons mais difíceis de controlar, pois não são direcionáveis, geralmente encontramos problemas, principalmente por pessoas que não sabem como ele funciona. A prática nos dá 3 erros que devem ser evitados no posicionamento dele.

1º O Subwoofer deve ficar no chão. Eis o erro de muitos, tentar coloca-lo em cima de algum móvel isto vai resultar em vibrações dos móveis e isto é sinônimo de ruídos.

2º  Nunca o coloque no meio exato entre duas paredes paralelas, pois tende a criar eco.

3º  Deve-se evitar a colocação nos cantos, pois isto irá intensificar os tons baixos

Fora isto, o subwoofer pode ser colocado em qualquer lugar, na verdade o melhor posicionamento deste aparelho é modificando a posição dele para saber a melhor posição mediante a configuração de seu quarto.




Talvez você esteja se perguntando agora: como eu vou achar todos esses ângulos? Bem fácil! Lembra daquele  transferidor que sempre era pedido na lista de material escolar, mas os professores nunca usavam?
Pronto, peguem-no, tirem todos os móveis da sala, defina onde ficará o sofá e o televisor e com um marcador de quadro negro marque no chão todos os ângulo e pontos onde vão ficar os altos falantes, simples assim!


Entenda como o sistema de som vai funcionar

Quando o filme estiver rolando, a função do home theater não é simplesmente te dar uma imagem boa e um local aconchegante é te transportar para a realidade da cena e isto acontece quando o som se torna "tridimensional" como nós ouvimos. Se você parar agora vai perceber diversos barulhos ao seu redor e cada um deles de uma posição diferenciada, o seu ouvido recebe-os dessa forma ao ponto de te dar a orientação quase exata do som. A função do sistema de som do home theater é fazer essa ambientação. Cada  caixa de som emitirá um som diferenciado da seguinte forma:

A caixa central emitirá todos os sons do filme. As caixas laterais frontais vão emitir os sons principais como por exemplo, a fala dos personagens, se tiver um casal contracenando a personagem que estiver no lado direito da tela se ouvirá do lado direito, e a que estiver do lado esquerdo se ouvirá do alto-falante esquerdo. Se eles estiverem conversando em uma floresta os sons da natureza serão emitidos pelos surrounds atrás de você, enchendo o lugar com o som ambiente. Se passar um avião neste momento o som será emitido pelo lado esquerdo aumentando gradativamente, emitido pelos dois, e depois a morrer no lado esquerdo reproduzindo como ocorre na vida real. O subwoofer se encarregará de fazer o avião entrar na sua sala e se ele soltar uma bomba no filme e o subwoofer não estiver bem posicionado logo mais seu vizinho é quem vai fazer parte do filme batendo à porta ou acionando a polícia.


Como já disse, este é apenas umas dicas para aqueles que não tem condições de chamar um arquiteto especialista  em acústica. Você já notaram que com essa configuração de posicionamento o principal problema é a fiação, primeiro porque os aparelhos não vem com cabos suficiente e eles terão que ser refeitos na medida exata que você precisa e o segundo problema é esconder toda essa fiação. A forma da sala e os materiais de revestimentos e mobiliário também vão interferir no som do ambiente,  ou seja, assuntos para as partes 2, 3, 4... Aguardem!!


Se ainda restou dúvidas e querem alguma orientação específica, mandem comentários aqui em baixo ou adicionem-me no www.facebook.com/blogvaolivre  e postem suas dúvidas... não lembro de ninguém que não tenha sido atendido!!!


Grande abraço e espero a participação de vocês! Se te foi útil este post compartilha no face pode ser útil para outras pessoas também!!!

Compartilhar

Como montar um Home Theater -PARTE 1
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

8 comentários

Escrito comentários
avatar
Anônimo
6 de setembro de 2012 08:59

Esse lance de posicionar as caixas atras eu ja sabia, porem não sabia que tinha ângulos e distancias específicos. Aguardarei os próximos... Bom post, vlw!

Reply
avatar
6 de setembro de 2012 10:08

Olá, obrigado pelos comentários. Na verdade, esse lance dos ângulos não é nada fixo, no entanto,observa-se um melhor resultado na sonorização quando os caixas se aproximam destes números em 99% dos casos. É quase impossível obter essa exatidão na maioria das salas, mas tentamos não fugir muito desses números. Se a sala não puder ter esse formato o som poderá ter que ser corrigido de outras formas, ou seja, problemas!!!! Abraços!

Reply
avatar
Ana Laura
7 de setembro de 2012 21:47

Oi Joao, achei o post interessante pois realmente seria excelente fazer um home com som de cinema em casa. Mas queria saber se tem como deixar os aparelhos quase invisíveis sem atrapalhar o som? hehehe principalmente as caixas de trás...
No ano passado fui na Casa Cor do Rj e ví uma sala de televisao bem bonita (na verdade nem sei se a questao do som estava correta, pois como leiga confesso que só reparei mesmo na beleza do ambiente), as paredes eram cinzas e o ambiente bem escurinho, como num cinema de verdade. Me pareceu que o sistema de som estava embutido, isso é possivel? Seria com um aparelho especial?

Reply
avatar
8 de setembro de 2012 06:22

Olá Ana, obrigado pela visita e pelo comentário. Olha tem diversas formas de esconder a aparelhagem e fios, na realidade esse é o 2º grande desafio do arquiteto: Escolher o melhor equipamento para o seu ambiente! Quando projetamos todo o ambiente, ainda em planta, definimos tudo inclusive a localização das fiações, no caso de trabalharmos com reforma do ambiente teremos que criar algumas "soluções" para escondê-los. Nas próximas partes falaremos mais sobre este assunto para ficar por dentro de tudo sem perder nada você pode nos adicionar no http://Facebook.com/blogvaolivre ou assinar o nosso feed de notícias, grade abraço!!!

Reply
avatar
Anônimo
18 de fevereiro de 2013 13:30

I'm truly enjoying the design and layout of your website. It's а
very еasy οn the еyeѕ which makеs it muсh more еnjοyаble foг mе to come heгe anԁ
visit mοre oftеn. Diԁ you hire оut a dеѕigneг to crеatе уour themе?

Ѕuperb wогκ!

Here iѕ mу wеb-site Silk N Sensepil Reviews

Reply
avatar
Anônimo
19 de março de 2013 18:02

Muito bom seu post, mas tenho dúvidas que gostaria que você me eclarecesse:
Nosso futuro aptº possui um quarto que dedicarei ao home theater. A dimensão é 2,60m x 3,80m, sendo que a porta fica na parede maior e a janela na menor. Pensei em colocar a TV na parede menor (para não ficar tão próximo dela).Qual sua opinião?
Está previsto piso de porcelanato e teto de gesso (ruim, não é) Colar placas acústicas direto no gesso poderia resolver?
Luiz (Goiânia-GO)

Reply
avatar
24 de março de 2013 10:05

Olá Luiz, eu não entendi muito bem a sua dúvida.. poderias me enviar um e-mail explicando melhor? Quanto ao piso eu aconselho um tapete... Se o teto já for de gesso só se deve modificar se houver algum prejuízo na sonorização...

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial