19/08/2012

Coisas antigas

Olá povão,obrigado pelo acesso e comentários no último post.

Bem, exatamente no último post eu falei que gostava de coisas antigas e é verdade mesmo,  mas não de toda quinquilharia velha que apareça na frente, primeiro o que me interessa é o valor histórico da peça e depois a composição com o ambiente. Também é importante a data de fabricação da antiguidade, móveis já é mais difícil datar, já que os modelos antigos foram copiados e continuam sendo, o que vai determinar a datação é o acabamento utilizado, a tinta utilizada, os tipos de encaixes, e por vezes alguma indicação que porventura ainda tenha na peça... 

A minha nova aquisição eu vos apresento:

Uma máquina Singer que compões o hall de entrada de minha casa, ficou muito linda com o azulejo e a estante de madeira que fica ao lado. Eu tinha desistido de datar essa máquina já que o site da Singer não tinha a referência das máquinas fabricadas antes de 1900 pois foram perdidas em algum incidente... eu já tinha contentado-me com sua fabricação ter sido feita antes de 1900 pois depois dessa data as máquinas possuem ao invés do número de série, um modelo com letras e números. Mas como eu sou insistente vasculhei a internet e descobri que a minha menina possui 119 anos  e como se não bastasse toda essa idade ela está em pleno vigor, costura que é uma beleza originalmente no pedal, obviamente depois de tê-la passado por uma seção de descarrego total para limpar toda a engrenagem e colocar um óleo novo. Só sinto falta de um manual kkkkk  ela ainda tem um monte de acessórios de costura que alguns eu não sei onde se encaixam e outros eu não sei nem para quê serve, se alguém souber avisa-me lol.


na foto temos acima à esquerda uma caixinha com agulhas e carretel originais, embaixo chaves de boca para os pés, ao lado das chaves uma lançadeira sobressalente, em cima da lançadeira e e ao lado 3 peças que eu nem sei para onde vai, o canto direito abaixo temos dois pés calcadores e 3 peças para bainha que eu não sei onde se encaixam,  na parte de cima à direita um recipiente para injetar óleo  original ao lado uma peça com mola e régua que eu também não tenho a mínima ideia e embaixo dos dois uma peça que eu também nunca vi.


Este não é a única das minhas coisas antigas, tem mais este:




Um rádio alemão do finalzinho da década de 60, a fábrica faliu em 2003 mas quem não conhece a famosa marca Grundig? Bem, este fica na cozinha em cima de um armário bem década de 80, com um paninho e uma porcelana ao lado para lembrar a casa da vovó! E funciona muito bem...




Abraços a todos! E espero um contato mais de perto  com vocês, adicionando-me no facebook http://www.facebook.com/blogvaolivre Lá vocês falam diretamente comigo  no chat!!!

Compartilhar

Coisas antigas
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

6 comentários

Escrito comentários
avatar
Anônimo
20 de agosto de 2012 01:45

Oi!
Sobre as peças, me aguarde. Talvez tenha info para lhe dar.
Um pouco de paciência. Ok?

Reply
avatar
20 de agosto de 2012 08:47

Obrigado, vou ficar ansioso no aguardo!!!

Reply
avatar
Anônimo
20 de agosto de 2012 15:21

Oi!
Eu de novo:
Cá por casa ainda deve existir um "precioso" manual de instruções de uma máquina Singer, tb velhinha. Só que não deu pra procurar.Um dia, may be. Entretanto posso dizer que essa máquina só servia para fazer costuras simples tipo bainhas. A peça que tem junto um parafuso abaixo da caixinha de agulhas serve para manter o tecido direito e fazer a bainha sempre igual. É uma régua que aparafusa na base (superfície) da máquina. Deve ter aí 2 orifícios e a parte "ondulada" fica do lado esq. ajudando a manter o tecido encostado e direito.
... continua ...

Reply
avatar
Anônimo
20 de agosto de 2012 15:37

... continuação ..
As restantes peças são colocadas no sítio do calcador "normal" que obviamente terá de ser retirado primeiro. Se olhar bem, 2 delas têm um feitio um pouco retorcido no interior,um mais estreito, outro ligeiramente mais largo. Servem para fazer bainha tipo debrum. A beira do tecido é introduzido nesse sitio e ele enrola por si mesmo.Portanto estes auxiliares dispensam alinhavos. As peças munidas de régua com graduação servem para medir automaticamente as larguras pretendidas. Vá divertir-se. Experimente!
Ah! Quando encontrar o "precioso" faço-lhe uma cópia!
Nota: A máquina devia ter uma caixa-tampa de protecção.

Reply
avatar
20 de agosto de 2012 16:13

POXA como é que eu agradeço Sr (a) anônimo (a) lol????? Vou olhar cada pecinha que falaste,testar todas... realmente tinha uma caixa de madeira de proteção mas esta não deu para reparar até porque já não era original mesmo, e como ela é para decoração tampar ia perder toda a graça... e realmente ela é de costura reta só serve mesmo para acabamento reto...

Reply
avatar
19 de setembro de 2012 21:29

Teu blog tem muitas coisas interessantes...quero voltar com mais tempo para bisbilhotar tudo...bjss e obrigada pela visita.


http://www.coisasdaleia.com.br

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial