02/02/2012

Como combinar cortinas com a decoração

Olá povo deste blog que continua a crescer maravilhosamente... terminada a promoção do Projeto de decoração, quero agradecer a todos que enviaram suas fotos.. e quero dizer que está sendo difícil decidir... pro isso creio que pedirei a ajudar de vocês para decidirem em votação entre alguns projetos que eu fiquei em dúvida... aos que não foram selecionados  eu  agradeço do mesmo jeito por participarem. Mas enviarei sim algumas dicas de decoração ao longo do mês, senão não sobra tempo para viver heheheh

Mas é isso, mas um post respondendo a querida leitora Patrícia que pediu para explicar melhor quais os tipos de cortina usar, o que leva a escolher um tipo ou outro. (acho que foi isso que ela perguntou). então vamos falar novamente sobre qualquer coisa de como combinar cortinas e diga-se de passagem um dos post mais visto aqui no bloguinho que você pode ver clicando aqui.


 A primeira coisa que é preciso dizer é que para uma ambientação perfeita é necessário termos um "conceito", ou seja uma unidade de pensamento. O conceito reflete-se na intenção que se quer passar ao ambiente. Por isso que muitas vezes eu prefiro utilizar o termo "ambientação" em detrimento do "decoração", o primeiro traz em si a ideia de tornar um espaço definido em uma ambiente e o segundo de enfeitar o espaço. Decorar é algo que qualquer pessoa com um pouco de bom gosto consegue fazer, já ambientar um espaço requer algumas aptidões teóricas e algumas vivências práticas (Como tudo há quem discorde desta minha teoria). Porque estou dizendo tudo isso? Porque a pergunta da Patrícia é extremamente interessante por isso: escolher uma peça de decoração seja ela cortina, almofada, tapete requer de nós entendermos  a questão do conceito: qual é a intenção da sua decoração? Qual o estilo? Qual a informação que sua ambientação pretende passar? Qual o uso? Isso vai definir melhor o tipo de peça que se vai escolher. Vamos aos exemplos para melhor entender.





Já entrei em casas em que as salas não tem uma unidade, enquanto o sofá da sala de estar é moderno a mesa da sala de jantar é clássica estando em um espaço comum. As pessoas querem ter um casa de um artista famoso, e até se esforçam comprando móveis caros, mas o que faz uma casa bonita ou não, não é o preço ou a marca dos móveis mas sim a integração e a unidade do espaço. Olhe para sua sala agora, veja o que nela contribui para a unidade do espaço, veja aquilo que não contribui para essa unidade, retire-o e examine novamente  a sala, treine sua visão!



Digamos que o seu ambiente é tem um estilo mais clássico, móveis mais antigos, peças mais robustas herdados da avó de sua avó:


Consequentemente as cortinas tendem a completar o espaço harmonizando-o, para tanto há de se inferir que a cortina de um ambiente neste estilo tende a ser pesada, com uma coloração sóbria, encorpada com um tecido mais pesado.
   

Se nesse caso a cortina pode ir na parede toda ou apenas na janela, depende se você quiser "descarregar um pouco mais a informação", limpar um pouco mais o visual, pode optar por uma cortina com menos detalhes e apenas nas portas de varandas e janela  e sempre do piso ao teto. 


Babados na borda da cortina e amarração em "R" nas laterais do vão fazem parte desse estilo clássico e rebuscado.


Se por outro lado seu ambiente é uma coisa mais moderna, com móveis de designe atemporal de Mies, Saarinem, Corbusier entre outros, uma cortina simples do piso ao teto uma cor mais neutra um tecido mais leve, ondulação mais aberta caem bem.


Mas se sua decoração é contemporânea, em um estilo mais futurista, limpa, utilizando muito aço, vidro, color block, há que se pensar dispensar a cortina ou que ela seja a mais funcional e discreta possível.Cores neutras, tons pasteis, tecidos finos (voil) ou persiana horizontais são sempre interessantes. 



Por mais que você goste de uma cortina mais clássica e seus móveis sejam mais vanguardista seria uma combinação um tanto quanto desastrosa. Nem sempre é possível combinar duas coisas que você gosta muito, na verdade, geralmente isso dá um erro tremendo!

É claro que isto não é uma regra, estou apenas dando uma idéias para exemplificar a questão de conceito. No entanto com a experiência e um olhar observador aprendemos que o que acabamos de ver se torna  quase uma "regrinha básica contra o erro" para alcançar a unidade.



A cortina é uma das maiores peças de decoração, uma das que mais chama a atenção e concorrente número 1do sofá, da parede e do tapete. Se esses três não "dialogarem" harmonicamente, teremos um grande desastre.




É importante lembrar que a cortina  pode ser usada na decoração para integrar ambientes, delimitar espaços, desviar a atenção para ela, esconder alguma falha, criar impressões entre tantas outras coisas. O importante na hora de escolher a cortinha é ir à loja sabendo já o que está procurando, já tendo em vista o modelo e a cor. Nunca deixe para escolher a cortina na hora e na loja!



Não existe "regrinha" para saber que cortina fica boa numa sala de jantar ou de estar, tudo vai depender do restante da ambientação, revestimento da parede,  por isso ela é a última a ser escolhida, ela tem que compor o ambiente, para quem não tem os olhos treinados, nem a experiência, mas goza de um pouco de bom gosto tem que ir na tentativa e erro norteado é claro por algumas dicas que já dei aqui..

Como cortina nunca é algo barato, é importante comprar a peça onde se é possível fazer um "test-drive" da cortina, aliás, todas as boas lojas de decoração permitem um test-drive de seus materiais. 

Bem,  é isso gente... um grande abraço e até  mais!!!

Ei, espera aí um pouco... você gostou do post? então clicar no botãozinho do Facebook  e divulga o bloguinho... Receba nossas atualizações colocando o seu e-mail aqui do lado... é porque é assim, quanto mais vocês acessam, comentam, divulgam, usam o bloguinho, mais me dá vontade de produzir conteúdo para cá! Então, vamos ajudar ??? OBRIGADO!

Compartilhar

Como combinar cortinas com a decoração
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

1 comentários:

Escrito comentários
avatar
Anônimo
22 de fevereiro de 2012 19:05

Adorei...
Me ajudou muito em casa!!

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial