14/12/2011

Qual cortina comprar?


Olá Povo que curte arquitetura e decoração! Meu Deus, foi o meu dia lá no Brasil e ninguém me avisou (11/12)! lol kkkkkk  Só notei porque recebi uma enxurrada de e-mails despretensiosos (?) dos fornecedores dizendo: Parabéns arquiteto pelo seu dia, lembre-se de indicar meus produtos!  Mas deixemos isso para lá!

Hoje eu quero falar de cortinas ou da ausência delas, (vamos que vamos Duza!)! Eu falei no post sobre minimalismo que eu estava quase odiando cortinas. A verdade é que cortina é o primeiro item de decoração que uma mulher pensa... se eu projetar uma sala sem cortina e apresentar o projeto ao cliente, a mulher vai dizer: "e que cor vai ser a cortina?"  e o marido vai dizer: "para quê cortina, quanto custa essa cortina?"  E mesmo que eu consiga provar que é melhor sem cortinas (e eu garanto que sempre tenho argumentos coerentes e fortes para convencer alguém dos meus projetos heheh) daqui a um ano se eu for visitar a  cliente encontrarei lá uma cortina!

 Cortina não é um item barato, e as melhores são sempre mais caras ainda. Cortina é como roupa você pode comprar pronta, mas as feitas sob medida são sempre as melhores. Antes de escolher uma cortina pense na real  necessidade dela, seja puramente decorativa ou totalmente funcional e necessária.

Se a necessidade for ocultar a visão, impedir o raio de sol, fazer divisão você deverá  levar em conta o material escolhido para a cortina. Que nestas ocasiões devem ser um material mais grosso, pesado ou com blackout. Se a função for apenas decorativa qualquer tecido mais leve e fino pode servi.

Cortina não precisa ser exclusivamente  de tecido, a inovação é um passo primordial em uma bem sucedida decoração e também não precisa estar dentro de casa, para cumprir a função desejada.


Algumas cortinas para inspirar

Hoje em dia as cortinas de voil (Lê-se voal) são as mais utilizadas deixam o ambiente livre, fresco e com aspecto saudável.


Já aquela cortina pesada tende a deixar o ambiente mais formal e pesado.

Ou quem sabe pode até utilizar as duas formas.



O importante é sempre deixar a cortina, se for do piso ao teto,  rente ao chão e a parede, nem um centímetro a mais nem um centímetro a menos.

Fonte: Alguém de Brasília que colocou seu serviços no OLX,

se tiver sanca ou roda-teto (friso) a cortina deve vir logo imediatamente abaixo deles

Persinas para sala de estar

Na hora de mandar fazer a sanca pense na possibilidade de embutir as ferragens do cortinado.

CORTINAS SOB MEDIDA - colegio santo agostinho

Não deixe que a cortina falte no teto e nas laterais, se faltar apenas alguns centímetros para a parede ou para o teto, prefira ir até lá. Senão fica o efeito: "faltou dinheiro" e como algumas cortinas são cobradas por metro quadrado, realmente falta dinheiro para completar os 30 cm até a parede e os 15 cm até o teto.


Evite também deixar sobrar ao ponto de arrastar a cortina pelo chão, isso é acima de tudo, anti-higiênico.


nem tão pouco deixe faltar para não ficar com a cara de "zé matuto indo à praia"



fazer a barra da cortina à mão é sempre de extremo mal gosto (há quem faça muito bem feito, é preferível grudar fita dupla face (não sei como se chama aqui em Portugal a fita-cola que cola dos dois lados se alguém souber me avisa. Como aqui os nomes das coisas tendem a ser lógicos e mais práticos, creio que se chama "fita que cola dos dois lados" lol) e fazer a barrinha colando na fita.


Se for cortinas pequenas apenas para a janela  pode ficar  de 15 a 20 cm acima da janela e termina de 10 a 30 cm abaixo. Se houver algum móvel ou objeto abaixo da janela a cortina terminar alguns centímetros acima. Nas laterais devem ultrapassar em torno de 20 a 30 cm não mais que isso, nem menos. caso contrário o sol passará pelas laterais.

blog: decorandocomcortinas

Só comece um pouco acima do vão e termine no chão no caso de janelões ou portas, em todos os casos deve ficar rente ao chão nunca deixe faltar menos de 50cm  para o chão. Isto não e regra de bom gosto, mas percebe-se pela experimentação que dificilmente fica bem!


Além dessas cortinas convencionais,  outros tipos de cortinas podem ser utilizadas que não interferem diretamente na composição da decoração, como as convencionais e dão uma ar mais sofisticado ao ambiente. Eis algumas ideias:

Cortina romana


Persianas horizontais de pvc


Esteira

deluxe-bamboo



cortina painel da

cortina romana com ondas


cortina romana temática
da fiasco designe


Para não precisar de nada dentro de casa e impedir o sol. outras solução

cortina ecológica



brises fixos ou móveis (brises não são cortinas, mas funcionam tanto como bloqueador de visão como da luz do sol)









Bem é isto grande abraço a todos e continuem comentando! Os comentários de vocês me inspiram em novos posts e me incentivam a continuar blogando... fiquem com Deus!

e meditem:


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" SL 1271

Compartilhar

Qual cortina comprar?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

11 comentários

Escrito comentários
avatar
telminh@
15 de dezembro de 2011 12:42

...retirar cortinas é certamente a ultima opção que qualquer mulher pensará em tomar (eheheheh) das mais sofisticadas ás mais convencionais não há casa que não tenha uma para contar historia :p

Boas Dicas!

Reply
avatar
15 de dezembro de 2011 12:51

É verdade telminha... é verdade! kkkkkk

Reply
avatar
Anônimo
15 de dezembro de 2011 17:06

Valeu! Assim qdo for obrigada a colocar cortinas já sei as medidas certas! Mas bom mesmo seria não precisar delas...
abraço,
Duza

Reply
avatar
Anônimo
5 de janeiro de 2012 11:30

Parabéns! Sue texto informativo e super prático. Completo!!!! - Luciana

Reply
avatar
Anônimo
29 de janeiro de 2012 17:50

Olá! Estou conhecendo seu bolg hoje. Amo decoração e minha intenção é sempre aprender pra aplicar.Senti falta, João, de informações sobre quando e por que escolher esta ou aquela cortina (fora o gôsto pessoal- "pegando toda a parede" por exemplo: existe algum tipo de decoração de sala de estar que "indique" esta opção de cortina preferencialme?) Mas estou gostando. Ótima explicação sobre as medidas. Vou continuar acompanhando. Boa sorte e continue nos dando mais detalhes. Grata. Patrícia.(Rio de Janeiro-53 anos-Psicóloga Clínica)

Reply
avatar
30 de janeiro de 2012 13:26

Ola Patrícia, que bom que gostou do bloguinho... a intenção é exatamente desmistificar a decoração para que cada um saiba aplicar em sua casa... bem, quanto ao que você sentiu falta vou tentar explicar num segundo post sobre cortinas... obrigado por ajudar enviando idéias e aguarde as novidades.

Abraços!

Reply
avatar
18 de outubro de 2012 00:27

Olá João Paulo, estou procurando cortinas para compor a decoração da minha casa, e com tanta pesquisa que já fiz, gostaria de contribuir um pouquinho. Inicialmente você disse que as cortinas sob medidas ficam mais belas, encontrei um site muito legal onde você praticamente escolhe tudo na cortina: tamanho, cor, cor do acessório, etc.. e as cortinas são muito belas! Ah! o site é www.cortinato.com.br
Valeu, obrigada pelas informações!

Reply
avatar
Anônimo
27 de outubro de 2012 11:44

Gostaria de contribuir com outra dica de site com cortinas prontas www.conamore.com.br
Parabéns e obrigado pelas dicas!

Reply
avatar
27 de outubro de 2012 13:54

Obrigado pelos comentários de vocês! Só atenção na compra do tecido pela net pois não estamos a pegar no tecido para sentir a textura para quem não conhece o tecido pelo nome, nem a ver as cores, mas é sempre uma boa saída ao invés de bater pernas por aí!!

Reply
avatar
22 de outubro de 2014 01:09

Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana ou uma Cortina Prega Macho. Tirei ótimas ideias daqui. Obrigada!
Beijinhos!
Claudinha Telles

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial