06/11/2011

Vão Livre | Decoração na cozinha (ergonomia)



POST de Sábado no Domingo!  (desculpem não deu tempo de terminar o post a tempo)

Olá povo calado! Hoje é domingo, hoje  é dia de descanso... é dia de por a decoração da cozinha em ordem?? Depois de uma semana de trabalho puxado, descanse! Mas antes passe na cozinha e verifique se ela é ergonômica, isso mesmo ERGONÔMICA, ou você acha que só o seu sofá tem que ser confortável. NADA DISSO! 

Decoração não e só junção de cores e móveis não, como pensam alguns designes, ambientação é deixar o espaço harmonizado a sua vista e ao seu corpo, é planejar a cozinha em todos os seus espaços ou seja usável da melhor forma possível. Portanto vamos deixar de conversa e falar sobre qualquer coisa de ergonomia em cozinha.

Bem, em primeiro lugar, é importante falar que as medidas em ergonomia não são um padrão estabelecidos, visto que o corpo muda de cidadão para cidadão, de povo para povo, de nação para nação! Utilizar as medidas de Neufert  (A arte de projetar em arquitetura) escrito para os alemães do século passado é um tanto complicado para os latinos americanos do novo século. Principalmente porque as medidas do alemão é diferente dos brasileiros, dos portugueses, dos argentinos... e por aí vai.  

Portanto, a  melhor forma de saber se um móvel está adequado é observar a postura de utilização, e as medidas de cada pessoa. Um banco alto de cozinha pode ser confortável para umas pessoas e provocar câimbras ou dormência nas pernas em outras pessoas. Uma dor de coluna ocasionada por um armário de cozinha mal projetado. Um acidente provocado com uma panela quente por causa de um espaço mal projetado e para finalizar você poderá caminhar vários quilômetros por dia  sem sair de sua cozinha é só não saber dispor da tríada, geladeira(frigorífico), fogão e pia.  Por isso vamos começar uma série sobre medidas  corretas na sua cozinha. Fita métrica na mão e vamos aos ajustes.


O tiângulo de trabalho

Na década de 50 surgiu o conceito de " work triangle " que consiste na disposição da pia, fogão e geladeira (frigorífico), cada um na vértice de um triângulo, a distancia máxima entre vértices deveria ficar entre 1,20m a  2,75 e a soma dos vértices deste triângulo não pode ultrapassar 7 metros para cozinha pequena ou 8 metros para cozinha grande. Na verdade o conceito ainda continua sendo usado, porém alguns elemento da cozinha se popularizaram nos últimos anos como freezer, microondas, fornos elétricos e cooktop.




Para se ter uma otimização do trabalho nas cozinhas domésticas atuais, deve-se levar em consideração o triângulo conforme mostrado acima, na área marcada pelo triângulo não pode haver nenhuma barreira, nem fluxo de pessoas. Nas fotos abaixo retirado da internet de apartamentos decorado mostra alguns do erros recorrentes.
Fluxo de pessoas no meio do triângulo de trabalho


Barreira no meio do triângulo de trabalho (móveis para cozinha)

E importante também lembrar que os espaços mais percorridos na  cozinha são:  do fogão ao balcão de preparo e da despensa para a geladeira (frigorífico) e vice-versa.  Portanto,  esses espaços devem ser o mínimo possível. Para evitar acidentes é sempre bom ter em linha a pia, o balcão e o fogão. 

Diante do acima exposto analise os belíssimos modelos de cozinhas abaixo e verifique se há  erros!





Bem é isso! Atenção que decoração não é só deixar tudo bonitinho é facilitar a vida do utilizador também!

E aí qual a altura dos armários de cozinha, qual a melhor largura??? Próximo sábado continuaremos ambientando a cozinha!

Abraços a todos e até o próximo post!



Compartilhar

Vão Livre | Decoração na cozinha (ergonomia)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

4 comentários

Escrito comentários
avatar
8 de novembro de 2011 08:57

Obrigado por disponibilizar esta informação em post que eu desconhecia que reescrevo aqui: "Na década de 50 surgiu o conceito de " work triangle " que consiste na disposição da pia, fogão e geladeira (frigorífico), cada um na vértice de um triângulo, a distancia máxima entre vértices deveria ficar entre 1,20m a 2,75 e a soma dos vértices deste triângulo não pode ultrapassar 7 metros para cozinha pequena ou 8 metros para cozinha grande. Na verdade o conceito ainda continua sendo usado, porém alguns elemento da cozinha se popularizaram nos últimos anos como freezer, microondas, fornos elétricos e cooktop."

Reply
avatar
8 de novembro de 2011 11:04

Olá Charles... Alguns arquitetos e decoradores vão me matar por aqui.. hheheheheh!!! Mas o intuito do blog é esse: fazer com que as pessoas saibam os serviços que compram, inclusive de arquitetos e decoradores... tem que saber exigir, e para exigir tem que conhecer.. Abraços!!!

Reply
avatar
8 de abril de 2013 20:11

João, vejo em alguns filmes americanos que bem no meio da cozinha há um balcão preenchendo todo aquele espaço. Inclusive deixam aquele monte de panela suspenso sobre ele. De acordo com o "work triangle" esse tipo de exemplo deve ser evitado, certo?

Reply
avatar
10 de abril de 2013 15:03

Olá Gustavo, obrigado pelo comentário. O balcão no meio é chamado de "Ilha" ele não está necessariamente errado, mas pode estar... ele facilita o uso da cozinha por mais de um cozinheiro ou ajudantes, o espaço serve como bancadas para montar pratos, ainda como o lavatório e cooktop. A ilha, neste caso, deve ficar em um dos vértices, ou no lado do triangulo.

Abraços!

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial