08/11/2011

Organizando a casa | parte 1 A SALA

Olá povo da Rússia! Olá povo desse mundão! Nesta terça vamos dar um UP em nossa casa, deixá-la com aquele aspecto de sala de revista de decoração.


Em todas salas há lugares específicos que são pontos de acúmulos de bagunça. Pode até estar arrumado mas de forma errada dá aquele aspecto de desleixo. Então vamos começar pelos principais pontos da casa.

Estante, racks e afins

Esse são os maiores pontos de bagunça da sala. Alguns objetos postos desorganizadamente, sem uma lógica vai dar a sua sala um aspecto de ambiente desarrumado. Portanto muito cuidado com o que vai nas estantes e racks. Excesso de objetos contribui para a poluição visual.Gavetas e portas também são ótimos para alocar os utensílios mais necessários mas são também grandes acumuladores de bagunças.


10 Dicas para arrumar estantes:

  1. Prefira poucos objetos grandes aos pequenos e muitos
  2. Deixe apenas objetos que fazem link com sua decoração, não adianta deixa o vaso rococó da sua vó na sua casa minimalista.
  3. Preocupe-se com a harmonização das cores
  4. prefira colocar porta-retratos juntos, nada de um aqui e outro "aculá". 
  5. Compre objetos para sua estante, não compre estante para seus objetos.
  6. Deixe na estante da sala apenas livros que você usa, reserve um local para sua coleção de livros. 
  7. Não coloque bibelôs na frente de livros. 
  8. Não se preocupe em preenche todos os espaços da estante.
  9. Preocupe-se em não deixar sua estante vazia.
  10. Um aspecto muito interessante na estante é separar os objetos dela em grupos de interesses ou por cores. (colocar juntos objetos de viagem, porta-retratos, artes manuais, esculturas, e inclusive separar livros por cor ao invés de tema.



Outro fator muito importante das racks é a fiação, essas devem ser escondidas ao máximo, bem como escolher as raks  com nichos apropriados para cada aparelho nela.  Se possível deslocar tomadas (fichas) para a parte de trás das racks e estantes. Ou ainda utilizar estes espirais organizadores de fio que dão um aspecto bem melhor, principalmente  àqueles  que possuem PC na sala. Verifique se a rack ou a estante possui um espaço atrás que caiba a fiação sem ficar muito afastado da parede.



A bendita parede (ou maldita)

A parede contribui e muito para a organização da sala ou, dependendo do que penduram nela, para a desorganização. Quadros, espelhos, borboletas, leques gigantes, cortinas, plantas, pratos, prateleiras, objetos de coleção, televisão etc.. é uma infinidade de coisas que penduram na parede. Parece que as pessoas tem medo de uma parede sem nada. Medo do vazio! Uma parede com uma cor e um pequeno adesivo no canto pode dar mais efeito mais atraente do que um monte de quadro pendurado. portnado podere o que vai em sua parede.

10 dicas para decorar a parede da sala










  1. Textura deixou de ser usada faz tempo.
  2. Adesivos ainda resiste (e com todo gás), mas lembre-se a chance de você errar e ninguém ter coragem de dizer é grande! 
  3. Se gosta de fotos na parede procure reuni-las em uma única parede, nela você pode ousar com as mais variadas molduras e tamanhos.
  4. Se gosta de quadros procure temas e cores que estejam relacionados com sua decoração. O tapete vermelho da santa-ceia na parede só na casa de sua bisavó (se ela já não enxergar bem) 
  5. Mude os interruptores da sala, aqueles verdes florescente são na verdade ultrapassados e menos seguros (eu acho)que os mais modernos que são mais atraentes e mais estilosos. Lembre-se que com o tempo os interruptores sujam então desligue a chave geral, pegue seu paninho com desengordurante e mãos à obra.
  6. Ponto de luz sem luminária, só uma lâmpada pendurada? Esquece tudo, vai comprar a luminária e depois voltamos a conversar.
  7. Cortinas de tecido é como a calça comprida de homem, nem coronha nem arrastando pelo chão. Na medida exata. A distância da borda para o chão deve ser o de um milímetro.  
  8. Cores, cores, abuse... se tiver criança em casa esqueça cores como branco neve. Se optar pelo branco que seja branco gelo.. ou tons de cinza... e de preferência lavável. (guarde sempre um pouco da tinta numa garrafinha pequena para possíveis retoques nas paredes)
  9. Evite os penduricalhos... coloque apenas o essencial e de valor para você!
  10. Lembre-se roda-pé não é detalhe ou frescura, é essencial para uma parede limpinha.
  espaços de passagem.

Evite desviar o fluxo de pessoas para dentro da sala. A sala deve fica isoladinha, acessível apenas a quem vai usá-la. Da porta principal aos outros cômodos da casa procure (sempre que possível) fazer um fluxo separado. Assim a sala mantêm-se limpa e arrumada.

fluxo principal de entrada no meio da sala (linha vermelha)

Fluxo principal independente


Grande abraços a todos, coloque-nos nos seus favoritos, Seja um dos nossos seguidores, inscreva-se em nosso newsletter e deixe comentários! APARECE POW!







Compartilhar

Organizando a casa | parte 1 A SALA
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

4 comentários

Escrito comentários
avatar
Anônimo
2 de dezembro de 2011 19:48

Ola João Paulo, conheci ha bem pouco tempo o seu blogue e gosto imenso das suas dicas e fotos. Mudei ha pouco para uma casa maior, os meus moveis antigos nao se adaptam totalmente a esta coonstrução moderna. Não são classicos, pois sempre gostei de móveis mais vanguardistas, mas isto ha mais de 15 anos, por isso agora estão um pouco fora de moda. Também parecem ocupar so um cantinho das divisões, principalmente na sala, que tem uma área muito maior que a anterior. Neste momento não posso comprar móveis todos de uma vez´e por isso gostava de reciclar alguns e ao mesmo tempo ocupar mais o espaço com telas ou quadros. Gosto de minimalismo mas com conforto. Gosto imenso de decoração de interiores, compro ha anos revistas sobre o tema, mas na minha casa não sei o que fazer. Gostava que o João pudesse ajudar dando alguns conselhos sobre ocupação visual do espaço de áreas maiores, não com moveis mas com telas, quadros ou fotos. Muito obrigada (entretanto partilhei no meu fb o seu blogue para estar sempre a par). Elvira Ruano

Reply
avatar
4 de dezembro de 2011 16:57

Olá Elvira, que ótima sugestão de postagem. Obrigado pelos incentivos... O meu estilo favorito também é o minimalismo... Olha, todos os móveis podem ganhar cara nova, e até mesmo novas funções. Bem, farei um tópico seguindo sua sugestão... mas se você quiser, pode enviar uma foto de sua sala para meu e-mail particular ou do blogue que eu posso dar alguma sugestão.


Abraços!

Reply
avatar
Anônimo
2 de março de 2012 17:00

Olá... Me senti obrigada a elogiar o post ... Perfeito... certamente estarei aqui sempre...

Abraços

Andréia

Reply
avatar
Anônimo
11 de abril de 2012 14:11

Ah,que ótimo ler que paredes não precisam ser lotadas de quadros e tapeçarias!Sou grande apreciadora de obras de arte,mas na impossibilidade de adquirí-las acabo deixando minhas paredes meio vazias...Gostaria de sugerir postagem de salas de jantar decoradas com guarda-louças antigos;tenho uma peça linda comprada em antiquário,de cabreúva,mas quase sempre vejo esse tipo de móvel pintado de cor clara.Quero manter a cor,já que o móvel está em perfeito estado.Obrigada.

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial