17/11/2011

Escolhendo móveis em MDF, aglomerado, compensado, mdp etc


Olá povo decorador... povo que gosta de um lugar mais feliz para viver... hoje depois de algumas horas para ter uma ideia decidir o que postar hoje, escolhi falar sobre qualquer coisa  de como escolher os melhores móveis de "madeira" (maciça, aglomerado, mdf, mdp, compensado...)




Bem como já sabem não vou falar tudo de uma vez porque o post fica chato.. então eis mais uma série de post, lembrando que já temos 4 outras séries ativas... Siga-nos para saber sobre novos posts.

Decorando com cores: A influência das cores | A sensação das cores parte 1  | parte 2
Organizando a casa: Hall de entrada |  Sala
Decoração de lojas: Montras/vitrines | empreendedorismo na decoração 
Decoração na cozinha: ergonomia do espaço | ergonomia nos armários

Bem, para falar sobre como escolher móveis, é importante sabermos algumas coisa de mobiliário. Aprendi muito sobre mobiliário na época da faculdade quando desenvolvi um trabalho de pesquisa sobre a origem do mobiliário no Brasil, percorrendo relatos de viajantes e escritores (inclusive romances fictícios) que faziam descrição das casas do Brasil colonia, império e república, visitando os museus  e brechós, deu para traçar uma linha de desenvolvimento do mobiliário e estilos no meu país. Mas o que isso tem a ver com o post?



Simples é mais fácil você ter em sua casa um móvel de 60, 100, 200, 300 anos ou mais, do que um produzido há 20, 25 anos. E o principal método de datação dos móveis se dá pelo estilo, aspectos das madeiras, do processo de fabricação e sobretudo as técnicas de montagem. E é exatamente esses fatores que devem ser observados nos móveis de hoje em dia. Se muito mobiliários de séculos passados estão ainda sendo usados nos dias de hoje, sem a necessidade se quer de um preguinho a mais, não é verdade que os móveis comprados hoje resistirão, sequer, a algumas décadas.

No final da década de 80 e inicio da década de 90 houve uma verdadeira avalanche de "móveis tubulares" (de ferro tubular) cheios de curvas e vidro, que na verdade são duradouros, mas não se integram em nada nos nosso dias. Talvez, algumas recentes versões para cozinha possam agradar... mas falando a verdade? bem... deixa para lá.. há quem goste!!






Nos finais dos anos 90 e inicio dos 2000 outra avalanche de móveis estreitos e altos de MDF que imitavam o mogno e cor marfim além dos sofás gigantes que juntos desproporcionavam o ambiente, para assistir um filme naquela televisão de 29". Essas racks substituíram as antigas estantes das salas e duravam menos que as prestações da loja.



 E nos dias de hoje móveis baixos e largos (modelo italiano), predominando as cores preta, branca, café e tabaco também em MDF ou compensado. Além dos painéis que escondem as fiações da tv de plasma.


E é sobre esses móveis vendidos a torto e a direito em lojas populares e de marcas, que eu quero falar nos próximo dias. Definir um móvel para  o cliente é muito fácil, as vezes o decorador não quer nem saber o que está indicando, simplesmente vão indicar um móvel ou porque trabalham na loja ou porque ganham alguma comissão da loja para empurrar o "troço".   ACREDITEM! Existem muitos mais móveis bem fabricados em lojas populares que em lojas de grife. Então o que eu quero nos próximos post é que você entenda como funciona a estrutura  do móvel que você escolheu (ou escolheram para você) e quais atenção deve ter na hora de comprar para não ter surpresas mais tarde.



Lembrando que o móvel "bonitinho" pode ficar feio rapidinho...



Próximo artigo dessa série: Como escolher uma boa rack. 

Se gostou, coloque-nos nos seus favoritos, siga-nos por e-mail, e divulgue-nos no facebook!





Um abraço e fiquem com Deus.




"Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo"
Apóstolo Paulo para os tessalonicenses  2tess 2:5






Compartilhar

Escolhendo móveis em MDF, aglomerado, compensado, mdp etc
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

2 comentários

Escrito comentários
avatar
Anônimo
13 de dezembro de 2011 13:19

VOCÊ É MUITO ESPECIAL PRA JESUS, É POR ISSO QUE O SENHOR TEM TE DADO TANTA INSPIRAÇÃO, SEM FALAR QUE ÉS O NOSSO ORGULHO BRASILEIRINHO, PARABÉNS PELO BLOG, REALMENTE TENS BOM GOSTO..... A d o r e i !!!

Reply
avatar
13 de dezembro de 2011 23:09

Não acredito minha família já descobriu meu blog? kkkkkkkkkkkkk
Obrigado pelas palavras... obrigado mesmo! Mas faltou identificar-se!

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial