20/11/2011

Decoração da cozinha 3 | medidas de Mesa


Olá povo deste vão livre, que dia cansativo...mas enfim deu tempo de postar ainda hoje o post de ontem. Como vocês já sabem, o nosso post é sobre cozinha.. depois de termos falado sobre a disposição dos principais aparelhos da cozinha, da altura do armário vamos falar hoje sobre qualquer coisa de mesa de refeição.

Bem, em primeiro lugar, é importantíssimo saber que o item mais necessário para uma mesa não é sua beleza nem o seu preço, mas sim suas dimensões. A quantidade de pessoas que cabem em uma mesa, não é a quantidade de cadeiras que caibam na mesma, mas sim, a que o serviço realizado nela seja feito da forma mais confortável possível.

Muitas mesas vendidas por aí, não respeitam as condições mínimas necessárias para realizar o simples ato da refeição. Uma mesa deve conter todos os utensílios necessários para a alimentação  de uso particular: prato, copo, talheres...  e de uso comum: saleiro, azeiteiro, porções.. e ainda ter espaço para levar o alimento à boca sem cotovelar ninguém nem ficar parecendo um peru de natal, antes de ir ao forno, com as asas amarradas. hehehehehe

Por isso uma mesa deve ter espaços para serviços particulares e comum, com  o mínimo de espaço necessário, conforme a imagem abaixo divididas em azul (área comum) e vermelho (área particular).


Cujas dimensões mínimas para uma mesa retangular serão:



O espaço de passagem é o espaço necessário para que uma pessoa sentada, uma outra possa levantar-se e passar por ela sem incomodar, sem precisar arrastar a cadeira mais para frente ou coisas desse tipo. Em caso de espaço de circulação esse espaço deve ser aumentado para 75 cm.


Em mesa com cadeira de ponta as medidas do módulo único devem ser respeitadas, geralmente não acontece nas mesas vendidas em lojas populares. 



Para uma mesa quadrada adotaremos as seguintes dimensões mínimas


Para uma mesa redonda o diâmetro mínimo da mesa deverá ser  de:






A altura da mesa e da cadeira também devem respeitar as proporções do nosso corpo.. portanto uma altura ideal é mostrada na foto seguinte:

     

  É muito importante termos em mente os valores mínimos, tanto para julgar se as mesas estão confortáveis ou se  são a melhor opção para o meu espaço.   Muitos possuem espaço pequenos que não comportam se quer uma mesa quadrada, mas mesmo assim compram uma mesa de 6 lugares, resultando  em duas cadeiras grudadas na parede que fica, na melhor das hipóteses, de extremo mau gosto. 



Portanto devemos levar em consideração um espaço de 90 cm ou no pior dos casos 80 cm livres ao redor da mesa para as cadeiras e passagem. Baseado no espaço livre necessário faça a medição de sua área disponível e verifique as medidas máximas para a sua mesa e julgue se devem ser de 4, 6, 8... lugares. Se é melhor quatro lugares retangular ou quadrado. As medidas mínimas para as mesas devem ser.


6 lugares retangulares com duas cadeiras na ponta
comp: 2.00m
Larg  1.00 m

6 lugares sem cadeiras nas pontas
comp. 1.83
larg 1.00m

4 lugares quadrada
lado: 0.90m

4 Lugares retangular
comp. 1.22m
larg 1.00m

4 lugares circular
diâm: 1.21m 

6 lugares circular
diâm: 1.82m


Dadas as informações vamos as fotos surrupiadas da net para analisarmos alguns erros.



provavelmente a medida da altura do tampo da mesa muito elevada.



 mesa apropriada para apenas um cadeira em cada lado. (Nota-se ter sido uma solução para encostar a mesa da parede sobrando 1 cadeira) 

Mesa muito alta, vendida como 6 cadeiras mas só deveriam te 4, (muito cara e de gosto duvidoso, pronto falei)


Tinha tudo para dar certo.. tinha mesmo.. mas... os magrinho sentam-se à direita. Falta espaço para a passagem. A mesa está aparentemente proporcional mas o decorador comeu alguns poucos centímetros. (pode ser que não, pode ser que seja apenas ilusão da foto)



Mesas inapropriadas para refeições dadas as suas dimensões, as quais alguns bares ainda utilizam (utilizam???).  Medem 0.70m o lado!






Bem povo é isso, se esqueci alguma coisa, ou troquei alguma informação me avisem... a canseira  já tomou conta... entre um cochilar e outro escrevo.. hehehehehehhe Abração e bom início de semana.

E não esqueçam, nessa semana (eu juro) como escolher móveis em mdf...complementa até este aqui ao falar de mesa, a continuação da decoração de lojas e a combinação de cores a pedido de nossa amiga leitora Claudia P. além do outros é claro!


Que essa semana seja uma semana vitoriosa, que o Meu Deus possa suprir em glória todas as vossas necessidades.

Compartilhar

Decoração da cozinha 3 | medidas de Mesa
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

10 comentários

Escrito comentários
avatar
Anônimo
18 de setembro de 2012 00:13

Adorei as dicas!

Reply
avatar
2 de outubro de 2012 06:28

Olá! Parabéns pela postagem! Gostaria de saber se tu tem alguma referência para indicar neste assunto, de onde retirou as imagens e as informações de dimensões e etc. Obrigada! (mariana.rmoro@gmail.com)

Reply
avatar
2 de outubro de 2012 08:01

Olá Mariana Obrigado pela sua visita. As imagens foram editadas por mim para um melhor entendimento daqueles que não tem muita percepção dos livros técnicos, Algumas delas foram baseadas no dados de Julius Panero (Dimensões humanas para espaços interiores) só que neste caso foram modificadas as medidas para aquelas que habitualmente usamos... ou melhor aquelas que são fabricadas... as outras fotos peguei na Net mas não referenciei por uma questão lógica já que eu estava a apontar erros nelas. No entanto, neste blog tem todo o material que eu mesmo utilizo e ao longo dos anos tenho aprendido as formas que dão certo, portanto, alguns dados eu não lembro como obtive (muitos deles empíricos) apenas sei porque os utilizo, não sei se mais alguém o utiliza desta maneira, apenas compartilho o meu conhecimento que tem dado certo nos meus projetos. Muitos mandam-me e-mails pedindo referências principalmente destes posts de cozinhas, na maioria estudantes, já que são poucos os livros que abordam esses assuntos (as pessoas tem medo de compartilhar conhecimento)! Espero ter contribuído positivamente de alguma forma para você se desejares mais informação podes mandar e-mail direto ou adicionar no facebook, abraços!!

Reply
avatar
Mel...
5 de novembro de 2012 12:56

Olá João...estava mesmo procurando essas medidas...muuuuito obrigada!! ;)
Mas eu gostaria de saebr se elas também servem para mesas TRIANGULAR para 06 pessoas?
Aguardo anciosa pela resposta!!
Desde já muuuuuito obrigada!
Mel...

Reply
avatar
5 de novembro de 2012 22:06

Olá Mel.. neste caso o espaço minimo é o mesmo para mesa retangulares... dependendo do desenho da mesa pode haver uma sobreposição de áreas nas pontas da mesa... as melhores mesas triangulares são as que são curvados os lados do triângulo .. espero ter ajudado, se persisti a dúvida pode entra em contacto pelo facebook ou e-mail!

Reply
avatar
Anônimo
6 de fevereiro de 2013 23:21

Oi, Parabéns pelo post...muito esclarecedor.
Estamos reformando uma cozinha e parece q não vai caber mesa nenhuma, agora com suas medidas vamos fazer o teste. O problema é que a cozinha é mais cumprida do que larga, então sabemos quanto de espaço seria necessário para que a pessoa conseguisse sair da cadeira???
Obrigada
Heloísa

Reply
avatar
7 de fevereiro de 2013 05:57

Olá Heloisa obrigado pelo comentário. Quando há problemas desse âmbito, temos mesmo que retirar uns centímetros daqui outro dali e é claro que não ficará 100% confortável, mas ninguém vai morrer de fome por não ter lugar para comer. LOL 80cm é o espaço mínimo entre tampo da mesa e parede para que uma pessoa não seja incomodada ao passar outra por trás, menos que isso temos aquele companherismo de puxar um pouco para frente e o outro se espremer para passar... uma cadeira ocupa ~50cm de espaço e mais 30 para passagem por trás, dê preferência às cadeiras de espalda reta ao invés daquelas ligeiramente inclinadas para trás que ocupam mais espaço. evite quadros ou qualquer coisa na parede que possa cair ao passar alguém. Use um aparador para colocar a comida a ser servida, isto permite diminuir a área de comer de cada pessoa e o espaço compartilhado, diminuindo a largura da mesa em até 10cm. já é alguma coisa! Um grande abraço!

Reply
avatar
Anônimo
12 de janeiro de 2014 22:12

Achei muito interessante suas informações( diga-se de passagem com humor). Parabéns.

Reply
avatar
Andrea Costa
7 de julho de 2016 13:49

João, muito obrigada pela clareza com que você explicou todos os tópicos em seu artigo. Gostei muito do blog - deixa não o cansaço te calar! Continua!

Reply
avatar
15 de dezembro de 2016 13:46

João, tenho a intenção de colocar uma mesa em casa nas seguintes medidas: largura 0,75 e comprimento de 1,20. A mesa ficará instalada na parede e as cadeiras serão substituídas por bancos altos, você acha que ficar confortável para 04 pessoas? tenho um aparador próximo onde posso deixar os alimentos, ficando a mesas somente para a refeição.

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial