22/11/2011

Como combinar as cores 1

Olá povo deste mundo que cada vez mais acessam esse bloguinho. O post de hoje é atendendo ao pedido de nossa leitora e devoradora de blog Claudia P. que pediu em seu comentário:

" Gostaria ver algo relacionado com a utilização e combinação de cores ( primária, secundárias, complementares e harmoniosas, roda das cores...)"

Já tivemos 3 posts sobre a influência das cores, e neste vamos falar sobre aquilo que todos tem dúvida: como combinar as cores numa decoração. Antes de começar a escrever já sei que será mais um long post portanto dividi-lo-ei em partes, então vamos ao que interessa: falar sobre qualquer coisa de combinação de cores na decoração.

As cores primárias

Como o nome já diz são as primeiras cores, aquelas que não se obtém de nenhuma outra cor e a partir das quais todas as outras são formadas e são estas: Azul, amarelo e vermelho.


A partir da combinação dessas 3 cores é que formamos as cores secundárias e que são representadas juntamente com as suas primárias formantes no círculo cromático:

Juntando as cores secundárias com as primárias vamos ter as cores terciárias, nas misturas de cores terciárias teremos as quartenárias  completando o circulo cromático desta forma:
   

Este círculo nos ajuda muito no entendimento e classificação das cores quanto a temperatura: cores frias e as cores quentes


Os tons pastel são obtidos adicionando o branco a qualquer uma das cores, ou seja, dá-se luz às cores.


Complementares são as cores diametralmente opostas no círculo cromático, basta marcar uma reta no meio da cor e encontraremos do outro lado sua cor complementar. E as cores vizinhas são chamadas de análogas.

Cada um desses gomos ou fatias forma uma matiz de cor, que tende ao infinito de tonalidades, onde inicia-se com o mais próximo de preto e termina ao mais próximo do branco, as matizes de cores primárias e secundárias, e sua variação em terciárias ou quartenárias e ainda a adição do preto ou branco, que podem ser reproduzidas por algum meio, formam a gama de cores. Cada empresa que trabalha com cores, tem a sua gama de cores, ou seja, as cores que ela é capaz de produzir, seja em vinil, tinta, tecido, papel etc.



Bem, essas são as principais informações.. deve faltar muita coisa ainda, mas sou arquiteto e não físico, portanto, meus conhecimentos são restringidos àquilo que me valha à decoração, fico devendo-vos maiores explicações.

Tá, já percebi todas essas informações mas ainda não sei combinar as cores, dá para ser mais direto?

Vamos começar então por esclarecer algumas opiniões minhas (há quem discorde) decoração é algo pessoal, é feito para você, para você sentir-se bem (é o que eu tenho falado aqui desde o primeiro post). Não adianta vim com tendências da moda, isso eu não aceito, eu não vou empurrar um ambiente laranja para um ciente só porque está na moda. Dizem que a tendência para 2012 é a cor "GOIABA". A minha primeira pergunta é: "quem decidiu isso?" e "porque eu tenho que seguir o mau gosto dessa pessoa?", para mim estão fora de moda todas as cores que você não gosta. hehehehe   

Em uma boa decoração seguem-se as técnicas, a proporção e o bom gosto. Então vamos primeiro às técnicas.

Para quem vai  aventurar-se na combinação de cores sem a ajuda de um profissional, sem uma perspectiva ou mesmo sem um estudo 3D e uma foto realística (não faço projeto sem fazer uma foto realística). Existem truques básicos.

O primeiro truque é não utilizar cores complementares. São as mais fáceis de errar, no entanto, são também as  que produzem os melhores acertos. Se você não tem segurança no que está a fazer e tem medo, esqueça as cores complementares. Veja bons exemplos de decoração com cores complementares.



Vi estas fotos navegando em http://construcaoedesign.com/

Utilizar tons da mesma matiz é sempre acerto, os erros acontecem pelos excessos e pelo monocromatismo. Que pode ser quebrado com a cor complementar.


Matiz de amarelo

Cor na decoração
Cor na decoração



Matiz de bege





Matiz de laranja


Matiz de verde


Matiz de vermelho
cores-monocromaticas




Quebrando o monocromatismo com a cor complementar.


veja como o vermelho se destaca


Harmonizando com o amarelo


No próximo post eu falo sobre as cores análogas e complementares, as cores neutras... etc.. tem assunto... hehehe aguardo-vos no próximo post!

Continuem lendo o post 2: como combinar as cores 2

Comentem, comentem, discordem, concordem, opinem, divulguem... saiam do ócio! 
AQUI O VÃO É LIVRE!!!

Compartilhar

Como combinar as cores 1
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

14 comentários

Escrito comentários
avatar
Fernanda
29 de novembro de 2011 16:28

Adoreiiiiiiiiiiii.................

Reply
avatar
Fernanda
29 de novembro de 2011 16:28

Adoreiiiii....

Reply
avatar
Telminha
29 de novembro de 2011 20:11

Passei apenas para deixar um "like" :p no seu post! Continuamos acompanhando e aprendendo imenso

Reply
avatar
30 de novembro de 2011 14:02

Obrigado Fernanda pelo comentário, e Telminha já é de casa nos comentários... Obrigado MESMO!!!

Reply
avatar
Anônimo
5 de janeiro de 2012 20:36

Olá,
Quero decorar o quarto da minha filha, mas ele é minusculo, 1.40 por 4.00, tem a cama de solteiro e o guarda roupa mas cores marfim, pensei então em caprichar nas cores, então pensei em fazer listras coloridas um uma parede. O que vc acha? Com toda certeza deve ter ideias melhores.

Aguardo

Sara

Reply
avatar
7 de janeiro de 2012 06:46

Olá sara, Realmente é minusculo, retirando 80/90cm da cama de solteiro sobra apenas 60/50cm de circulação beirando o limite do conforto que é 60 cm. Para esse tipo de quarto móveis planejados são a solução ideal. Quanto a configuração de cores, se você leu os posts desde o principio verá que listras pode dar tanto uma impressão de alongamento como também de achatamento. Valorizar as linhas HORIZONTAIS no fundo é uma boa saída deixando sempre as paredes laterais o mais claro possível. E invista na distribuição da iluminação. Outra saída é utilização de efeitos de perspectivas para enganar a vista, Seja com papel de parede, seja com pintura, seja com os móveis. Manda uma foto aí do quarto para a gente pensar melhor! ABRAÇÃO!!

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 23:44

Parabéns pelo Blog, está me ajudando e muito! Estou montando uma sala de estar em tons de cinza com alguns móveis em preto (estante cinza e preto + sofá preto). Queria sugestões com relação a matiz de cores a ser usada. Qual seria a cor quente pra quebrar o monocromatismo? Talvez um vinho? E onde aplicá-lo? Almofadas, luminárias....Obrigado e Parabéns novamente!!

Reply
avatar
29 de janeiro de 2012 08:43

Olá Joel, seu pedido virou um postzinho básico.. vai lá, dá uma olhada e se persistirem dúvidas reclame nos coments! hehehehe

Reply
avatar
Anônimo
11 de abril de 2012 13:22

Muito,muito bom o seu Blog!Cheguei a ele por meio do Google ao pesquisar "decoração de vãos"e fiquei realmente encantada.Estarei sempre por aqui,usufruindo da sua generosidade em postar técnicas pouco conhecidas por quem,como eu,tem o desejo de deixar sua casa bem decorada mas não possui formação nessa área.

Reply
avatar
Anônimo
29 de junho de 2014 14:12

Parabéns pelo blog!!!

Reply
avatar
Anônimo
12 de outubro de 2014 00:09

Minha sala é grande o sofa é marrom e a mesa de centro e o home sao da cor preta e cor de madeira. Gostaria de saber se posso coloccar um tapete q fique so com mesa de centro e qual a.cor do tapete. E as cores dos jarros q pretendo comprar

Reply
avatar
26 de outubro de 2014 15:50

temos um post que explica melhor como escolher os tapetes: http://blog.todosdecoram.com/2012/01/5-dicas-de-como-escolher-e-combinar.html ... neste post explica o tamanho certo dos tapetes.. para responder sua pergunta o tamanho do tapete tem que estar em proporção com os sofás e que seja de cores claras mas da mesma matiz do marrom ou ainda cores análogas, espero ter ajudado!

Reply
avatar
10 de dezembro de 2015 22:29

ME AJUDA AI POR FAVOR, MINHA PERSIANA É CLARINHA, MINHA TEXTURA PASTEL MEU SOFA MARROM,
ESTOU COM UMA IMENSA DUVIDA NA COR DO TAPETE
POR FAVOR ME AJUDA!

Reply
avatar
Jussara
21 de novembro de 2016 11:57

João Paulo numa sala tv com 14m, estofado suede animalle marrom, quais cores de cortinas e tapetes colocar?

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial