23/10/2011

A influência das cores na ambientação

Tudo corre muito bem na decoração e reforma de uma casa, até o momento em que surge a dúvida mais cruel na vida dos indecisos e até mesmo dos super decididos: qual cor pintar?

A escolha das cores de um ambiente passa desde a tendência da estação, o gosto do dono, disponibilidade no comércio e por fim o resultado! Uma simples falha em um desses processos e toda nossa alegria de mudança escorre pelo ralo à baixo levando junto o nosso sofrido dinheirinho.

A quantidade de cor  e tonalidades disponíveis no mercado, que tanto nos ajuda na liberdade de projetar, deixa em dúvida os mais leigos tornando cruel o simples fato de mudar a cor da sala.
No intuito de ajudar nesse processo, deixemos de conversa fiada e vamos falar sobre qualquer coisa de coloração.

Seja lá qual for a dúvida em relação a tonalidade a escolher, temos que levar em consideração o tamanho do ambiente, a sensação  que queremos transmitir e principalmente a nossa disponibilidade de mudar.

O tamanho do Ambiente
Seja lá qual for o ambiente, suas dimensões nortearão as nossas futuras escolhas desde mobiliário às cores das paredes, cortinados e acessórios.

Os ambientes de grande dimensão são em sua maiorias aqueles que mais podemos abusar nas escolhas da cor e dos mobíliários, se por um lado favorece nossa mente criativa por outro navega na tênue linha de se tornar um ambiente frio, áspero, nada acolhedor para, por exemplo, receber amigos.

Já os pequenos espaços andam na linha bamba de uma ambiente leve e acolhedor  ou pesado e deprimente. Este são os mais fácil de cometer grandes erros.

A sensação
Alguns ambientes específicos  merecem o cuidado muito especial no que diz respeito a impressão que ele causa. As vezes você pode não gostar de algum ambiente de sua casa, nen tanto pelos móveis ou pelo tamanho do cômodo, ou simplesmente não sabe nem o porquê, mas a decoração do ambiente transmite a sensação de respulsa tornando-o mero lugar de passagem. Talvez você nunca se questionou porque alguns lugares de sua casa não funcionam com o fim que lhe é devido, enquanto outros parecem multifuncionais. Porque alguns jovem preferem estudar no chão na sala ou na mesa de jantar ou mesmo da cozinha ao invés de utilizar seu “cantinho de estudo”, porque a simples função de receber parece não funcionar numa sala de estar, dando preferência à terraços, quartos ou qualquer outro cômodo? Estes ambientes não transmitem a sensação que lhe é devida para a função ao qual é destinado.  

Os lugares  de descanso, receber amigos, leituras, home office  e lugares de longa permanência devem transmitir a sensação de acolhimento, livre de opressões e depressões enquanto lugares de passagem como cozinha, hall, corredores, banheiros (casa de banho) podem ser lugares mais ásperos.

A disponibilidade de Mudar
Dificilmente uma pessoa troca de móveis em cada estação, o mais fácil de mudança restrigi-se à pintura de paredes e mobílias acessórias como tapetes, almofadas e cortinados. Portanto o móveis que ficam de estação a estação norteiam a escolha das cores nas próximas estações. Na compra dos móveis perenes este fator deve ser levado em consideração na escolha de suas tonalidades, depreciação dos materiais e possibilidade de reforma.

Durante essa semana falaremos mais sobre a sensação que as cores transmitem, como combina-las e utiliza-las ao nosso favor. Não percam!!!
Espero ansiosamente pelos seus comentários!


Continue aprendendo sobre cores :

A sensação das cores  parte 1
A sensação das cores parte 2

Compartilhar

A influência das cores na ambientação
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

2 comentários

Escrito comentários
avatar
Gustavo
11 de abril de 2013 18:56

Show de bola. Continue sempre assim. Gostei muito da passagem, pois nunca havia parado para pensar sobre isso, que fala sobre lugares de descanso devem transmitir a sensação de acolhimento e lugares de passagem podem ser lugares mais ásperos.

Reply
avatar
11 de abril de 2013 22:18

pois é Gustavo, já pensou pq shoppings e grandes lojas e supermercados não tem janelas??? Para que o cliente perca totalmente a noção tempo (não perceba que já escureceu). Sabe porque pisos de supermercados tem que ser lisos brilhantes? Para que o cliente ande devagar com medo de cair, dessa forma demorando mais nos corredores.. tudo em arquitetura tem um porquê psicológico! heheh

Reply

Só uma palavrinha!!!

Página inicial